Defensoria pública afirma que situação dos Yanomami no AM é ‘delicada’

MANAUS – A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) divulgou um diagnóstico parcial da situação de vulnerabilidade de indígenas Yanomami que vivem em comunidades isoladas nos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Em duas comunidades visitadas se constatou alta incidência de malária por P. falciparum (a forma mais grave), casos de desnutrição, além da falta de estrutura das unidades de saúde.

Indígenas Yanomami no território amazonense. (Divulgação/ DPE) – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM

As visitas no Amazonas foram coordenadas pela defensora pública Isabela Sales, entre os dias 13 e 14 de fevereiro, nas aldeias Waharo e Pahana, situadas ao longo do Rio Padauari, no município de Barcelos, próximo à fronteira com a Venezuela, distante a 401 quilômetros de Manaus. Isabela Sales explica que a situação é delicada.

“Nós temos acompanhado a situação para assegurar que as comunidades do lado amazonense do território Yanomami também sejam contempladas com ações emergenciais, porque a situação é bastante delicada, devido à falta de assistência. Se agirmos rápido, será possível evitar um desastre maior”, afirmou Sales.

A situação dos Yanomami no Amazonas é diferente dos indígenas de Roraima. Lá, o avanço do garimpo ilegal no território indígena provocou uma crise humanitária, sanitária e de saúde. Mais de 20 mil garimpeiros invadiram a região e chegaram a regiões antes intocadas, como Auaris, quase na fronteira com a Venezuela.

Além das ações de emergência em saúde, o Governo Lula deu início à “Operação Libertação“, para combater o garimpo ilegal no território Yanomami. A operação está prevista para durar de seis meses a um ano.

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM – Copyright © AGÊNCIA CENARIUM – Defensoria pública afirma que situação dos Yanomami no AM é ‘delicada’ – Agência Amazônia (aamazonia.com.br) 

TEXTO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: AAMAZONIA.COM.BR 

Relacionadas: