Comando Operacional Conjunto Amazônia se reúne com lideranças em Surucucu

O objetivo da visita foi aumentar a consciência situacional do Cmdo Op Cj Amz, alcançando a efetiva entrega de gêneros alimentícios aos destinatários apropriados e no momento certo

Postada em: Força Aérea Brasileira FAB

Nessa quarta-feira (15/02) militares do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) estiveram na região de Surucucu (RR), com integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e indígenas que habitam o entorno do Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF). Esse contato, que faz parte da missão de ajuda humanitária, permitiu que a cultura dos indígenas fosse mais conhecida pelos militares que atuam na Operação Escudo Yanomami 2023.

O objetivo da visita foi aumentar a consciência situacional do Cmdo Op Cj Amz, permitindo que o nível operacional consiga traduzir as diretrizes ministeriais para o nível tático, alcançando a efetiva entrega de gêneros alimentícios aos destinatários apropriados e no momento certo.

O Comando Operacional Conjunto Amazônia tem planejado e executado as atividades, onde as  Forças Armadas enviam esforços, garantindo o apoio logístico e principalmente, evitando exageros em uma situação, em que gargalos logísticos são a realidade, devido às próprias características da região Amazônica.

A partir da Base Aérea de Boa Vista (BABV), as aeronaves decolam com destino à Terra Indígena Yanomami, distribuindo pontualmente o alimento aos indígenas assistidos. Essa delicada manobra logística, realizada em vários corredores aéreos, viabiliza a superação dos obstáculos fisiográficos, típicos da hileia amazônica (uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul).

Por outro lado, a Força Terrestre é fundamental para a continuidade do apoio logístico. Instalações militares afincadas na região e guarnecidas ininterruptamente pelos seus militares, configuram a base de apoio para a operação, a segurança do suprimento e, principalmente, pela capilaridade dos braços do estado brasileiro na região.

O êxito da operação é resultado dos mútuos empréstimos de capacidade operativa entre o Exército Brasileiro (EB), a Marinha do Brasil (MB) e a Força Aérea Brasileira (FAB).

Assista aqui ao vídeo

Fotos e Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER

Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz – Comando Operacional Conjunto Amazônia se reúne com lideranças em Surucucu – Força Aérea Brasileira (fab.mil.br)