Base federal na TI Yanomami é alvo de atentado

A base federal instalada há duas semanas na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi alvo de atentado na madrugada desta quinta-feira (23/2). Criminosos armados furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do Ibama que haviam abordado uma das embarcações. Os fiscais revidaram. No tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) por atacar servidores públicos e estava internado até a noite desta quinta.

Os criminosos desciam o rio em sete “voadeiras” de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os criminosos fugiram.

A segurança da base de controle, instalada no último dia 7,  é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.

O objetivo principal da base é impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território Yanomami. Desde a instalação de uma barreira física com cabos de aço, no último dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direção aos garimpos.

“Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

O Ibama pediu à PF reforço da segurança na base.

Assessoria de Comunicação do MMA – Base federal na TI Yanomami é alvo de atentado — Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (www.gov.br)      

Relacionada:

Garimpeiro baleado após atentado contra base do Ibama foi preso pela PF em hospital de Roraima | Roraima | G1 (globo.com)