“The New York Times Magazine”: “A Amazônia alcançou seu ponto de inflexão?”

Em longa matéria, a revista mostra que cientistas temem que a região possa se tornar uma savana

Foto: Reprodução/The New York Times Magazine – Postada em: Jornal da USP

O site do The New York Times da quarta-feira, 4 de janeiro, publica uma caudalosa reportagem em sua revista The New York Times Magazine, assinada pelo jornalista Alex Cuadros. Numa incursão pela região, em contato com pesquisadores que ali trabalham e de institutos que tratam do tema, Cuadros descreve vivências atuais e opiniões preocupantes desses profissionais sobre o futuro próximo e longínquo da Amazônia.

Entre os entrevistados, com destaque, o reputado cientista brasileiro, Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da USP, que participa de iniciativas e pesquisas voltadas para a preservação da Amazônia. “Excelente. Muito bom a reportagem sair logo agora nos primeiros dias do novo governo, terá grande impacto no globo e certamente no Brasil”, comentou Nobre ao Jornal da USP. Na sua opinião, registrada na reportagem da revista, “se o atual desflorestamento alcançar de 20% a 25% da área original da floresta, os rios voadores que seu ecossistema produz vão se enfraquecer de tal forma que a rainforest deixará de ser capaz de sobreviver na maior parte da Amazônia. Em vez disso, ela vai colapsar, tornando-se uma esquálida savana, possivelmente em décadas”.

Ao Jornal da USP Nobre ainda acrescentou que ele e outros cientistas acreditam que, com um enorme esforço de promoção de reflorestamento nas áreas afetadas, será possível reverter essa tendência e restaurar a Amazônia. Na sua visão, inclusive, essa restauração é fundamental para que os objetivos estabelecidos de combate à poluição ambiental pelo Acordo de Paris sejam alcançados.

A reportagem da The New York Times Magazine também colhe a opinião de cientistas internacionais conectados na questão climática como um todo, traçando um quadro global de problemas que se acumulam e seus possíveis efeitos globais.

Acesse a matéria da The New York Times Magazine, em inglês.

Veja, a seguir, a palestra do cientista Carlos Nobre sobre o estado atual da Amazônia e projetos para reversão do desmatamento e seus efeitos apresentada no evento USP Pensa Brasil, realizado pela Universidade no segundo semestre do ano passado.

PUBLICADO POR: JORNAL DA USP A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor.

“The New York Times Magazine”: “A Amazônia alcançou seu ponto de inflexão?” – Jornal da USP 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *