A Terceira Margem – Parte DXXXIII

Descendo o Rio Branco 

Camaradagem

Boa Vista – IV, 24 a 30.08.2018

O Profeta
(Khalil Gibran)

[…] Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais amais nele tornar-se-á mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para quem a escala, é mais nítida vista da planície. […]

Amigos de “Outras Eras

Cada uma destas infindas jornadas náuticas pela “Terra Brasilis” nos brindam com uma algo maior que o conhecimento da região percorrida, belas paisagens que nos encantam, histórias de vida que nos fazem crer cada vez mais na capacidade de superação do ser humano, compreensão de nossa capacidade (física, mental, espiritual) e limitações, que nos é ofertada pelo Grande Arquiteto do Universo – os Amigos de outras Eras.

Meu velho e honorável pai Coronel Cassiano Reis e Silva sempre dizia que se media o valor de um Homem pela lealdade de seus Amigos, pois então, sem falsa modéstia, posso afirmar orgulhoso que, apesar de todas as vicissitudes que esta vida me reservou, me considero um Homem privilegiado pelos raríssimos e virtuosíssimos Amigos que possuo.

São eles que nos momentos mais difíceis, fazem com que as paredes desse infindo escuro e macabro túnel, que há tantos anos vagueio, dilatem-se e iluminem-se, o ar se impregne de sutis e delicadas fragrâncias e um eco de sonoridade extremamente melancólica ressoe, um verdadeiro réquiem, a metamorfosear-se em uma ode de louvor à esperança e à fé na humanidade das criaturas. Este capítulo é dedicado a cada amigo que tornou possível, mais rica, mais amena e agradável nossa expedição pelos Rios tacuru e Branco.

Gostaríamos de agradecer ao Gen Bda Gustavo Henrique Dutra de Meneses (Cmt da 1ª Bda Inf Sl), ao Cel Inf Roberto Jullian da Silva Graça (Cmt do CFront/7° BIS), ao Cel PTTC Sérgio Ricardo Vianna Rodrigues de Matos (Relações Institucionais da 1° Bda Inf Sl), nosso anfitrião Ten Cel Eng Vandir Pereira Soares Júnior (Cmt do 6° BEC), ao Ten Cel Art Alexandre Polo (Cmt do 10° GAC), ao Maj Eng Jefferson Fidélis Alves da Silva (SCmt do 6° BEC), ao Cap Ten Jerry Kenned Sabino (Cmt da Agência Fluvial de Caracaraí), ao Capelão José Ribamar Garcia de Sousa (Capelão Mil Gu BVA), ao 1° Ten Eng Matheus Braga do Nascimento (Cmt da Cia E Eqp Mnt 6° BEC), ao 1° Ten Inf Caio Baksys Pinto (Cmt do 1° PEF – Bonfim- RR), ao STen Eng Dilson Martins de Sousa Soares (Adj Cmdo do 6° BEC), ao Dr. Robério Bezerra de Araújo (proprietário da TV Cultura), ao Sr. José Gilvan da Costa (Jornalista), ao Ir:. Celso Demétrio Acosta, seus filhos Borys e Yuri e ex-esposa Mary, ao Dr. Miquéias Napoleão Raposo e sua esposa Srª Ludmila Vieira de Souza e ao Pároco Francisco Mário Ribeiro Castro (da Paróquia São Francisco das Chagas de Boa Vista, RR).

Por Hiram Reis e Silva (*), Bagé, 11.01.2023 – um Canoeiro eternamente em busca da Terceira Margem.

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;  

  • Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989)
  • Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
  • Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);
  • Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS);
  • Ex-Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)
  • Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
  • Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);
  • Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS);
  • Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO)
  • Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO);
  • Comendador da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul (AMLERS)
  • Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).
  • Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).
  • E-mail: hiramrsilva@gmail.com

NOTA – A equipe do EcoAmazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *