Em reunião com futura presidente da Funai, MPF defende atuação conjunta para avançar na proteção dos povos indígenas

Coordenadora da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais também participou da posse da ministra Sônia Guajajara

Foto: 6CCR/MPF

A coordenadora da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF), Eliana Torelly, se reuniu na manhã desta quinta-feira (12) com a futura presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana. O encontro ocorreu na sede da autarquia, em Brasília, e contou com a participação da assessoria técnica do órgão do MPF.

Durante a reunião, Torelly falou das atribuições da 6CCR – colegiado responsável pela coordenação, integração e revisão do exercício funcional dos membros do MPF em matéria indígena – , e ressaltou a importância da parceria entre as instituições na defesa dos direito dos povos originários. “Estamos à disposição para atuar em conjunto com a Funai para avançar na proteção dos povos indígenas”, pontuou.

Joenia apontou algumas das ações prioritárias a serem implementadas pela Funai, especialmente em relação a demarcação e desintrusão (retirada de não indígenas) de terras indígenas. Outro tema abordado foi a necessidade de garantir proteção aos povos isolados e de recente contato.

Posse – Na tarde de ontem, a coordenadora da 6CCR participou da posse das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da Igualdade Racial, Anielle Franco. Realizada no Palácio do Planalto, a solenidade contou com a presença do presidente Lula e da primeira-dama, Janja da Silva, além de inúmeras autoridades, lideranças indígenas e representantes da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *