Reportagem especial mostra atuação do MPF em defesa dos povos indígenas em Roraima nos últimos anos

VT irá ao ar no Programa Interesse Público na próxima sexta-feira (3), mas já está disponível no Canal MPF no YouTube

Captura de frame: Secom/MPF

Em reportagem especial, o Programa Interesse Público mostra o trabalho do Ministério Público Federal (MPF) em defesa dos povos indígenas Yanomami, que vivem em Roraima. Os procuradores da República Alisson Marugal e Matheus de Andrade Bueno, responsáveis pela investigação das irregularidades cometidas por garimpeiros e desvios na política de saúde na Terra Indígena Yanomami (TIY), detalharam as diversas frentes de atuação do MPF, tanto no combate aos crimes ambientais, quanto na responsabilização cível e criminal pelos delitos cometidos naquele território ao longo dos últimos anos.

Ao traçarem o panorama da situação, ambos foram enfáticos sobre a necessidade de que haja respeito às decisões judiciais que determinam a reativação de bases da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na TIY e de implementação de planos operacionais eficazes no combate a diversos delitos.

E o trabalho do MPF em defesa desses povos não se concentra apenas em Roraima. Em 2022, a Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a retirada imediata dos invasores da terra indígena, além de requer medidas emergenciais para proteger a comunidade. Essas manifestações foram da ADPF 709 que tem atuação do procurador-geral da República, Augusto Aras. O trabalho foi feito pela Câmara das Populações indígenas e Comunidades Tradicionais. Entre as informações encaminhadas ao Supremo pela PGR estão relatos de desabastecimento de medicamentos, crescimento no número de casos de malária e o avanço do garimpo clandestino.

 O Interesse Público irá ao ar na próxima sexta-feira (3), na TV Justiça, a partir das 20h. Mas você já pode assistir à essa reportagem especial agora, no Canal do MPF no YouTube

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República – Reportagem especial mostra atuação do MPF em defesa dos povos indígenas em Roraima nos últimos anos — Procuradoria-Geral da República                                                       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *