Ibama e Polícia Federal desmobilizam extração de madeira na Terra Indígena Alto Rio Guamá

Operação resultou em apreensão de motosserra, destruição de trator e resgate de jacarés-açu

Belém (26/01/2023) – O Ibama e a Polícia Federal realizaram, na última terça-feira (24), operação para desmobilizar a extração ilegal de madeira na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará. Um homem foi detido enquanto dirigia um trator que continha madeira ilegal, uma motosserra e três jacarés-açu pequenos que haviam sido capturados. As autuações aplicadas ao infrator totalizam R$ 4,7 mil.

Os agentes inutilizaram o trator, em razão da impossibilidade de retirá-lo do local, e apreenderam a motosserra. Os animais foram devolvidos ao habitat em uma reserva.

A madeira encontrada com o infrator é da espécie acapu (Vouacapoua americanal), que está ameaçada de extinção.

“O trabalho conjunto das instituições federais é fundamental para fazer cessar o dano nessas áreas e as ameaças aos povos originários”, afirma o superintendente substituto do Ibama no Pará, Alex Lacerda.

A TI Alto Rio Guamá é alvo constante de criminosos ambientais por ser uma das últimas áreas com floresta nativa de grande porte nas regiões Nordeste e Sudeste do Pará.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama e Polícia Federal desmobilizam extração de madeira na Terra Indígena Alto Rio Guamá — Ibama (www.gov.br)