FAB inaugura hospital de Campanha em Boa Vista

Em seu primeiro dia de total funcionamento, 30 atendimentos médicos já foram realizados

Foto postada em: Força Aérea Brasileira FAB

Pediatras, clínicos gerais, dentistas, enfermeiros e nutricionistas da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados a Boa Vista (RR) para atuarem na montagem do Hospital de Campanha (HCAMP), bem como na assistência médica aos indígenas da Comunidade Yanomami, que se encontram em situações precárias de saúde. Agora, a partir do dia 27/01, em um tempo recorde, o hospital, efetivamente, está pronto para atender adultos e crianças nas especialidades de clínica médica, pediatria, odontologia, nutrologia e ortopedia.

A Comandante do Hospital de Campanha, Major Médica Juliana Freire Vandesteen descreveu todo o processo de mobilização para a montagem do Hospital, destacando o empenho de todos os 31 profissionais envolvidos. “A mobilização do hospital de Campanha da Aeronáutica é toda feita no Rio de Janeiro. Assim que acionados, iniciamos todo o processo com a separação de insumos e tudo que um hospital requer. Ao chegarmos aqui, no dia 23/01, toda a equipe – formada por médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, eletricistas – ficou envolvida nessa montagem”, disse.

 estrutura do hospital montada pela FAB, na Casa de Assistência Indígena (CASAI) é formada por formada por 8 módulos, que foram dispostos de forma que se tenha uma área com leitos de monitorização e estabilização de paciente críticos, bem como mais seis leitos de repouso. Além disso, há módulos de ambulatórios – com atendimentos de pediatria -, módulos de ginecologia – que podem atender as gestantes e realizar exames, como o preventivo, com o resultado no mesmo dia.

O HCAMP conta ainda com módulos de ortopedia, clínica médica e cirurgia geral. Dessa forma, também serão realizados exames laboratoriais. “Existe uma demanda reprimida muita grande aqui na CASAI, uma vez que tem pacientes apenas esperando o resultado dos exames para voltar para sua Terra. Então, a gente vai realizar exames de ultrassonografia e laboratoriais de forma a, ou traçar um diagnóstico ou dar alta médica”, explicou a Comandante do HCAMP.

Em relação aos casos mais graves, a estrutura do HCAMP foi feita para que os médicos consigam estabilizar o paciente e enviá-los às redes hospitalares. Para isso, a FAB e o Exército Brasileiro disponibilizaram, também, ambulâncias altamente equipadas para realizar o transporte dos pacientes aos hospitais.

Consultas médicas

Os profissionais que atuam no Hospital, ao chegarem ao local, perceberam que a pediatria é o ponto crítico, uma vez que se depararam com crianças necessitadas de atendimento médico. A Capitão Médica do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Juliana Mattos do Amaral Tavares descreveu o cenário encontrado pela equipe assim que chegou: “Nos deparamos com um cenário muito difícil. Percebemos uma desnutrição crônica grave, o que ocasiona diversas doenças que acabam se agravando devido ao estado de saúde das crianças. Assim, o atendimento vem decorrendo desde que chegamos aqui, pois queremos fazer a diferença e contribuir ao máximo para a saúde dessas crianças”, salientou.

Já a Tenente Alice Gomes Chermont de Miranda explicou como é o atendimento infantil: “ São crianças que vem em estado de emergência e que precisam desta primeira assistência. Então, a gente primeiramente examina, identifica qual é a doença, ministra medicações e, nos casos mais graves, temos conseguido estabilizar as crianças e direcioná-las ao hospital que presta assistência aqui na região”, expôs.

Como relatado, a desnutrição é algo prevalente entre a maioria da população indígena que se encontra no local. Dessa forma, existe na CASAI todo o atendimento a fim de a eliminar a desnutrição e, com isso, as doenças que ela gera. Dessa forma, nutricionistas da FAB e da CASAI atuam no preparo das refeições e suplementações alimentares que os indígenas precisam. “Os pacientes são acompanhados por nutricionistas e, a partir da avaliação e das necessidades dos pacientes, é feita uma prescrição de dieta e suplementação quando houver necessidade”, explica a nutricionista Anayana Barreto.

CASAI

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 1.801/2015, a Casa de Saúde Indígena (CASAI) é o estabelecimento responsável pelo apoio, acolhimento e assistência aos indígenas direcionados aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua principal missão está relacionada ao exercício da gestão da saúde indígena, no sentido de proteger, promover e recuperar a saúde dos povos indígenas, bem como orientar o desenvolvimento das ações de atenção integral à saúde indígena.

Clique aqui e confira como foi o primeiro dia de funcionamento do HCAMP, em Boa Vista.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea  

Relacionadas: