Curso sobre vacinação acontece no Dsei Altamira até esta sexta (13)

Qualificação aborda práticas em Rede de Frio, planejamento e logística em áreas indígenas, manuseio e preparo de vacinas, entre outros temas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Altamira realiza, esta semana, uma oficina especial de capacitação em “Sala de Vacina”. As aulas estão sendo ministradas para 25 enfermeiros e técnicos de enfermagem da Equipe Multidisciplinar da Saúde Indígena. A oficina começou na segunda-feira (9) e segue até esta sexta (13).

Coordenadora do Dsei, Francirene da Costa Malta adianta que as aulas são expositivas e dialogadas, com exercícios orais e escritos. “A oficina também apresenta discussões, sessões de áudio e vídeo e interpretação de fotografia”, detalha.

A capacitação tem, ainda, a presença da instrutora externa, cedida pelo Dsei de Guamá Tocantins, Naira Marques Pinto. O objetivo é dar continuidade à educação permanente em busca de melhoria na assistência à saúde dos povos indígenas do Médio Xingu.

“Nos módulos estão sendo abordadas práticas em Rede de Frio, planejamento e logística em áreas indígenas, manuseio e preparo de vacinas, técnicas de aplicação, vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis e calendário vacinal dos povos indígenas”, destaca Francirene.

A especialista explica que a oficina desempenha um importante papel na capacitação dos profissionais para alcançar uma melhoria na qualidade de armazenamento, transporte, manuseio e administração das vacinas. “O foco é realizar a promoção de educação e saúde nas comunidades indígenas”, acrescenta.

Edis Henrique Peres
Ministério da Saúde – Curso sobre vacinação acontece no Dsei Altamira até esta sexta (13) — Português (Brasil) (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *