No Amazonas, seringueiros iniciam extração da borracha que será beneficiada na Bahia

MANAUS – Mais de 15 toneladas de látex (borracha), produzido no interior do Amazonas, foram extraídas por seringueiros de microrregião do Rio Madeira e serão enviadas para o Estado da Bahia, onde serão transformadas em pneu.

Mais de 15 toneladas de borracha foram extraídas por seringueiros de microrregião do Rio Madeira (Divulgação) – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM

O romaneio para a comercialização foi realizado na sexta-feira, 13, com a matéria-prima sendo retirada de Manicoré, distante 331 quilômetros de Manaus, um dos maiores produtores de borracha do Estado.

A Unidade Local (UnLoc) do Instituto do Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) concedeu o apoio por meio do Projeto Prioritário da Borracha (PPB), um importante segmento econômico e gerador de renda para a população. A borracha foi coletada pelos seringueiros da Associação de Moradores Agroextrativistas da Comunidade do Igarapezinho e Associação dos Moradores Extrativistas da Comunidade de Terra Preta e São José do Atininga.

De acordo com o diretor-presidente, Daniel Borges, essas atividades precisam de maior acompanhamento e atenção, por já possuírem uma demanda de mercado e uma produção consolidada.

“As atividades da borracha se mantêm firmes e produtivas em muitas localidades do Amazonas, sendo Manicoré um dos municípios com maior faturamento nesse segmento. Por isso, estamos próximos aos seringueiros, acompanhando seus trabalhos, oferecendo cursos de melhoria na produção, e dando a eles o suporte de informações necessárias para garantir o faturamento financeiro positivo”, explica Daniel.

Em alguns dias, o látex extraído de Manicoré será levado ao Estado da Bahia e passará pelo beneficiamento, transformando-se a maior parte em pneus para o mercado automotivo brasileiro.

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium 

TEXTO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: No Amazonas, seringueiros iniciam extração da borracha que será beneficiada na Bahia – Agência Amazônia (aamazonia.com.br)
Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM – Copyright © AGÊNCIA CENARIUM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *