2ª Brigada de Infantaria de Selva realiza reconhecimento de fronteira na Serra do Imeri / Pico da Neblina

São Gabriel da Cachoeira (AM) – De 21 a 28 de novembro de 2022, militares da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) realizaram um Reconhecimento de Fronteira (ReFron) na região da Serra do Imeri, localizada no Distrito de Maturacá, em Santa Isabel do Rio Negro – AM, na faixa de fronteira com a Venezuela.

As ações de ReFron ocorreram no contexto da Operação Curaretinga – Ágata Nível II, que tem por finalidade o combate a ilícitos transfronteiriços. Para tal, a “Brigada Ararigbóia” empregou um efetivo valor Subunidade, com ações convergentes de grupamentos que atuaram no patrulhamento da região.

Uma fração realizou o deslocamento fluvial e terrestre, caracterizando o Reconhecimento de Fronteira (ReFron). As outras frações deslocaram-se por meios fluviais e aeromóvel, reorganizando todo o efetivo na região conhecida por “Bacia de Gelo”, área a 1.950 m de altitude localizada no sopé do Pico da Neblina.

Após isso, em 26 Nov, todo o efetivo realizou o ataque e conquista do ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina, com 2.995 m de altitude.

No local, foi realizado o ato cívico de troca do Pavilhão Nacional no ponto mais alto do território nacional. A simbólica missão contou com a participação de integrantes de todas as Organizações Militares Diretamente Subordinadas à 2ª Bda Inf Sl, bem como com militares da 21ª Cia E Cnst Sl e do HGuSGC.

O comandante do 5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF) do Comando de Fronteira Rio Negro/5° Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/5° BIS), 1º Ten Celino, declarou ser emblemática a conquista do ponto mais alto do Brasil depois de 5 dias enfrentando as dificuldades do ambiente de selva e ressaltou ser uma grande honra poder externar esse sentimento para que outros ousem aceitar este desafio, participando desta missão na próxima oportunidade.

Dessa forma, a “Brigada Ararigbóia” estreita os laços de confiança com a população local, capacita cada vez mais a tropa a atuar no peculiar ambiente amazônico e garante a proteção e a manutenção da soberania nacional da região noroeste da Amazônia brasileira.

VER REPERTÓRIO FOTOGRÁFICO EM: 2BDA INF SL

PUBLICADO POR: 2ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA REALIZA RECONHECIMENTO DE FRONTEIRA NA SERRA DO IMERI / PICO DA NEBLINA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *