Programa Mais Luz para a Amazônia chega à marca de 44 mil pessoas beneficiadas

Ao todo, 11 mil famílias são atendidas com o acesso ao serviço público de distribuição de energia elétrica em regiões remotas da Amazônia Legal

A iniciativa facilita o acesso à energia elétrica por meio da utilização de sistemas de geração de energia limpa e renovável – Foto: MME

Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA) ultrapassou, em dezembro de 2022, a marca de 44 mil pessoas beneficiadas. A iniciativa, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), facilita o acesso à energia elétrica por meio da utilização de sistemas de geração de energia limpa e renovável, principalmente de fonte solar, em regiões remotas da Amazônia Legal.

Segundo dados do Departamento de Políticas Sociais e Universalização do Acesso à Energia Elétrica do MME, ao todo, o programa atende, hoje, mais de 11 mil famílias. São pessoas de baixa renda, moradores de comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, assentamentos rurais, residentes em unidades de conservação, escolas, postos de saúde e poços de água comunitários.

Para o diretor do Departamento de Políticas Sociais e Universalização do Acesso à Energia Elétrica, André Dias, o programa é importante pois permite à população amazônica receber serviços públicos essenciais. “O MLA ajuda a diminuir a vulnerabilidade social e econômica, fortalece o exercício da cidadania e proporciona maior bem-estar e qualidade de vida às pessoas que moram nessas regiões”, explica.  

Em dezembro, o MLA também concluiu o Programa de Obras da Equatorial Energia Pará, atendendo 9 mil famílias no Arquipélago do Marajó, um total de 36 mil pessoas beneficiadas com acesso à energia elétrica.

Todas as atividades do MLA são integradas aos processos produtivos característicos de cada comunidade, preservando a floresta amazônica e estimulando a economia de baixo carbono.

Com informações do Ministério de Minas e Energia Programa Mais Luz para a Amazônia chega à marca de 44 mil pessoas beneficiadas — Português (Brasil) (www.gov.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *