Museu Paraense Emílio Goeldi – Um presente para Belém

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG e a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, firmaram um amplo termo de cooperação técnica, que incluí ações para viabilizar a restauração de três edificações históricas do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, a conservação de coleções científicas centenárias, a realização de exposições, a publicação de livros e periódicos de importância cultural e a implantação do Memorial Emílio Goeldi.

Segundo o diretor recém-nomeado do Museu Goeldi, Antônio Carlos Lobo Soares, a junção da equipe multidisciplinar do Museu Goeldi com a da Associação Oswaldo Goeldi auxiliará na construção de propostas conjuntas para estabelecer parcerias público-privadas, ampliando a captação de recursos pelo Museu Goeldi.

Para a Lani Goeldi, presidente da Associação Oswaldo Goeldi e também bisneta do naturalista Emílio Goeldi, é uma honra atuar neste processo em benefício da instituição, da ciência e da cultura, sobretudo pelo vínculo familiar de sua família com a história do MPEG. Lani acredita que o maior ganho será para o povo paraense, que tem um carinho todo especial pelo Museu Goeldi e que com certeza poderá contribuir na construção do memorial do naturalista Emílio Goeldi, compartilhando também suas memórias pessoais relacionadas a instituição sesquicentenária.

O acordo de cooperação técnica articulado pela ex-diretora Ana Luisa Albernaz já foi formalizado e a primeira reunião entre as instituições parceiras foi realizada em 16/12/2022 para dar início aos primeiros passos do projeto. Entre as prioridades do início, os dirigentes apontam que será apresentar o patrimônio histórico do Museu Goeldi, de enorme importância cultural, e angariar apoio para sua conservação.

MPEG – O Museu Paraense Emílio Goeldi foi fundado em 1866 na cidade de Belém – PA. É um centro pioneiro nos estudos científicos dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimento, organização e manutenção de acervos de referência mundial relacionados à região. Investiga a Floresta Amazônica aglutinando dados das Ciências Humanas, Biológicas, Sociais e da Terra. É um dos mais antigos, maiores e populares museus brasileiros, e estimula a apreciação, apropriação e uso do conhecimento científico. Mantém 3 bases físicas – o mais antigo parque zoobotânico brasileiro, um campus de pesquisa e uma estação científica na Floresta Nacional de Caxiuanã.

PUBLICADO POR: MUSEU GOELDI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *