Ibama e PF desarticulam esquema de comércio ilegal de mercúrio

A operação Hermes/Hg foi a maior atividade contra uso ilegal de mercúrio da história do país.

Brasília (07/12/2022) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou na manhã da última quinta-feira (1/12), em conjunto com a Polícia Federal (PF), a Operação Hermes/Hg. A atividade de combate ao comércio ilegal de mercúrio ocorreu, simultaneamente, em sete estados da Federação e é a maior operação de desarticulação de uso ilegal de mercúrio da história do país.

Durante as ações, 18 empresas foram fiscalizadas. Como resultado, o registro de todas foi suspenso no Cadastro Técnico Federal (CTF) devido a existência de irregularidades, além de bloqueados 7.437,5 kg de créditos de mercúrio virtual. Foram apreendidos 166,93 kg de “mercúrio real” e aplicadas multas que somaram R$ 5.021.000,00.

Todas as infrações em apuração estão intrinsecamente relacionadas ao contrabando e acobertamento de mercúrio, produto destinado ao abastecimento de garimpos em estados da Amazônia Legal (Mato Grosso, Rondônia e Pará).

A iniciativa foi proposta pelo Ibama e pela PF com a colaboração de entidades e organismos internacionais, como o Serviço Europeu de Polícia (Europol), com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), com a Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e com outras agências de diversos países.

O nome “Operação Hermes/Hg” faz alusão ao deus romano Mercúrio – que tem como equivalente grego Hermes – e ao símbolo do elemento na tabela periódica.

Produção de mercúrio no Brasil

O Brasil não produz mercúrio em seu território. O material utilizado é proveniente de importação ou reciclagem – processo esse realizado no país.

As recicladoras, ao processarem o produto, declaram no Relatório de Mercúrio a quantidade de mercúrio recuperada para que possam comercializá-lo.

O ilícito ocorre quando a empresa declara um volume maior do material do que o efetivamente reaproveitado. Esse crédito fictício é utilizado para acobertar o mercúrio que entra ilegalmente no Brasil.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama e PF desarticulam esquema de comércio ilegal de mercúrio — Português (Brasil) (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *