Ibama combate desmatamento e ocupações ilegais na Terra Indígena Ituna/Itatá, no Pará

A operação abrange área de 142 mil hectares na TI, que tem seu uso restrito desde 2011

Belém (14/12/2022) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou, na última segunda-feira (12), a Operação Vetiti Terra, com o objetivo de conter o crescimento de ocupações ilegais e frear o avanço do desmatamento numa região de 142 mil hectares no interior da Terra Indígena (TI) Ituna/Itatá, no Pará.

A ação, realizada nos municípios Senador José Porfírio e Altamira, contou com agentes ambientais federais do Instituto e com policiais da Força Nacional de Segurança Pública. Ao todo, foram desmobilizados 63 barracos e apreendidas 10 motocicletas, além de diversas armas.

A TI Ituna/Itatá tem seu uso restrito desde 2011 em razão da presença de indígenas isolados. Após sucessivas ações de fiscalização entre 2019 e 2020, o desmatamento na TI foi reduzido a quase zero, com novo aumento em 2021 devido à ocupação de áreas por fazendeiros em locais anteriormente embargados pelo Ibama.

Participaram da Operação, além do Ibama e da Força Nacional de Segurança Pública, o Ministério Público Federal de Altamira, a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) do Ministério da Defesa e a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O nome da operação faz referência à restrição do uso da TI Ituna/Itatá e significa “terra proibida” em latim.

Diretoria de Proteção Ambiental
Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama combate desmatamento e ocupações ilegais na Terra Indígena Ituna/Itatá, no Pará — Português (Brasil) (www.gov.br)     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *