Funai distribui 4 toneladas de pescado a instituições de Tabatinga (AM)

A unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) com sede em Tabatinga (AM) distribuiu cerca de 4 toneladas de peixe para instituições de ensino e outras entidades do município amazonense.

Foto: Acervo/Funai

O pescado havia sido doado pela Receita Federal e Polícia Federal do Amazonas à Funai no último dia 25, e a distribuição ocorreu no mesmo dia. Receberam a doação a Casa de Saúde Indígena (Casai), a Casa de Proteção ao Índio (Capai), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabatinga e o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), além de 14 escolas e duas creches.

Conforme salienta o coordenador regional da Funai, Jorge Gerson Baruf, a rápida entrega da doação às instituições beneficiadas foi fundamental para preservar a qualidade do pescado, já que se trata de um produto perecível. “Essa agilidade da nossa Coordenação Regional na distribuição dos peixes contribuiu para fortalecer a segurança alimentar dos estudantes indígenas e não-indígenas que fazem suas refeições nas escolas do município”, afirmou.

Atuação da Funai

A Coordenação Regional Alto Solimões atende aproximadamente 100 mil indígenas em sua área de jurisdição, com atuação em mais de 470 comunidades indígenas localizadas em 15 municípios do Alto e Médio Solimões. Criada em 2009, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos das etnias Desana, Kaixana, Kambeba, Kanamari (Tukuna), Katukina, Kokama, Madja-Kulina, Maku-Yuhup, Maku Nadëb, Makuna, Mayoruna (Matsés), Miranha, Mura, Sateré–Mawé, Ticuna, Tuyuka, Tukano e Witoto.

Assessoria de Comunicação / FUNAI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *