Documentário Waimiri Atroari – Povo Kinja pode ser visto na AmazonSat esta semana

Produção do Ministério Público Federal aborda trabalho da instituição em prol do reparo de danos e violações sofridos pela etnia ao longo de décadas. Veja horários de exibição

Arte: Secom/MPF

A produção do Ministério Público Federal (MPF), o documentário Waimiri Atroari – Povo Kinja, poderá ser assistido na AmazonSat esta semana. O personagem principal do documentário é o povo Wamiri-Atroari. O filme mostra a vida dessa etnia que habita majoritariamente o norte do Amazonas, assim como alguns dos desafios enfrentados por essa população: desde o risco de dizimação até a missão de manter vivas a sua cultura e suas tradições.

A história começa com os primeiros atendimentos da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) entre 1999 e 2000. Com a alta demanda pelos serviços, principalmente acerca de regularização documental, a Justiça Estadual identificou a necessidade de aproximar ainda mais os indígenas daquela região dos atendimentos da Justiça Cidadã.

Com isso, nasceram parcerias importantes, entre as quais têm destaque o Instituto de Identificação de Roraima Odilio Cruz, o Ministério Público de Roraima (MPRR), a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Cartório de Registro Civil de Rorainópolis, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Receita Federal de Roraima e o Núcleo de Apoio Waimiri-Atroari.

O resultado dessas parcerias possibilitou, por meio do programa Justiça Cidadã do TJRR, a instalação do Posto Avançado de atendimento em agosto de 2021. A estrutura está instalada no Núcleo de Apoio Waimiri-Atroari (Nawa), localizado na  BR-174, em Rorainópolis, na divisa com o Amazonas.

O documentário aborda ainda o trabalho do MPF em prol da reparação de danos e violações sofridas por essa etnia ao longo de décadas.

Conteúdo acessível – É importante destacar que todo conteúdo conta com a janela da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para garantir a acessibilidade comunicacional. O documentário é uma realização da Secretaria de Comunicação Social do MPF em parceria com a produtora Chá com Nozes.

Serviço:
Documentário Waimiri Atroari – Povo Kinja
Transmissão ao vivo para todo o Brasil na AmazonSat: https://amazonsat.com/

Datas e horários:
Estreia: segunda-feira (5), às 22h
Reexibição: terça-feira (6), 8h; quinta-feira (7), 10h; sexta-feira (8), 17h; sábado (10), 21h; domingo (11), 18h e 22h

Ficha Técnica:
Roteiro e produção: Madeleyne Machado e Thaís Afonso
Montagem: Stênio Rodrigues/ Diego Galleote
Finalização: Igor Maranhão/ Jaciara Rozanski
Artes: Leon Latour
Revisão Editorial: Dione Tiago, Juliana Garcia e Verônica Macedo
Editora-chefe: Flávia Soledade

Assista ao trailer do documentário:

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República – MPF 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *