Aberta licitação para reforma da Casa de Chico Mendes

Prazo para entrega de propostas e documentos vai até dia 14 de dezembro

Foto: Thais Possenti Pinto Dias – Postada em: IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu, dia 29 de novembro, licitação na modalidade Tomada de Preço. O objetivo é contratar pessoa jurídica especializada em engenharia e arquitetura para  execução de serviços emergenciais de manutenção e reforma da Casa de Chico Mendes.

O aviso foi publicado no Diário Oficial da União e a sessão pública ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 11h (horário de Brasília), na sede da Superintendência do Iphan no Acre.   

A Casa de Chico Mendes, construída em 1960, passou por uma enchente em 2015, quando ficou parcialmente submersa, e passou por algumas obras e reformas no ano seguinte. Recebeu reforço estrutural, substituição das madeiras, pintura nova, microdrenagem e canalização das águas pluviais e rampa de acesso para acessibilidade.   

Atualmente, a casa precisa de novas reformas, principalmente em relação aos danos à madeira, que sofre com as intempéries.  

Casa de Chico Mendes 

O bem, tombado pelo Iphan em 2011, está localizado no município de Xapuri, no estado do Acre. Trata-se de uma edificação principal em madeira com bens móveis contidos no seu interior, e uma edícula em alvenaria, com o lote limitado por cerca de madeira.   

A Casa de Chico Mendes virou símbolo da luta socioambientalista, pois foi onde o líder seringueiro Chico Mendes morou durante seus últimos anos de vida. A casa possui quatro cômodos, composta por sala, cozinha, dois quartos e um corredor. Sua construção representa a arquitetura vernacular ribeirinha comum na região, por se tratar de áreas alagadiças.    

Assessoria de Comunicação Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *