52ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 3 de dezembro de 2022, sábado, a 52ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: ”A Cidade de Santos e seus pioneirismos”, tendo como convidado “Sergio Willians”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 52ª Tertúlia Portugal – Brasil:

52ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 3 de dezembro de 2022,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “A Cidade de Santos e seus pioneirismos”

Apresentação: “Sergio Willians”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Sobre o convidado: 

Sergio Willians, jornalista, escritor e pesquisador, é presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e diretor cultural da Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio. Também é membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
É autor dos romances “Pelas Curvas das Estradas de Santos” (2008), “Bondes de Santos” (2009), “Jacinto, o Sansão do Cais Santista” (2011) e “Sua Majestade, a Mais Bela (2017)”, todos baseados em fatos históricos de Santos.
Em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico, lançou, em 2011, a revista “Almanaque de Santos”, com reportagens sobre fatos e personalidades históricas da cidade.
Em 2012 lançou a coleção Almanaque Santista, com 12 fascículos temáticos sobre a história de Santos, distribuida gratuitamente para 97 escolas da cidade, entre municipais, estaduais e particulares.
Desde dezembro de 2016 escreve aos domingos, quinzenalmente, para o jornal A Tribuna, a coluna Era Uma Vez…Santos. Foi secretário adjunto de Cultura do Município de Santos entre 2013 e 2014 e diretor da Fundação Arquivo e Memória de Santos entre 2013 e 2021.

Resumo da Comunicação: 

A cidade de Santos, ao longo de sua trajetória de quase cinco séculos, foi protagonista de inúmeros fatos históricos relevantes a nível nacional e alguns de amplitude mundial. Tal vanguardismo é o ponto focal da palestra “A Cidade de Santos e seus Pioneirismos”, que trata de forma direta os mais expressivos pontos curiosos e célebres de sua linha do tempo.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil: 

  • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
  • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
  • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos