Workshop de Tecnologia Social do Inpa apresenta soluções inovadoras que fortalecem cidadania na Amazônia

Soluções inovadoras, baratas e replicáveis que atendam a problemas sociais serão apresentadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), nesta quarta e quinta-feira (09 e 10), em evento virtual.

Evento virtual nos dias 09 e 10 de novembro será transmitido pelo canal YouTube/INPAdaAmazonia. Foto Cimone Barros/ Inpa

X Workshop de Tecnologia Social: Cidadania e Democracia na Amazônia será transmitido pelo canal do Inpa no YouTube/INPAdaAmazonia.

Organizado pela Coordenação de Tecnologia Social do Inpa, o evento contará com 11 mesas nos dois dias, sempre das 8h às 12h (de Manaus). A abertura terá a presença da diretora do Inpa, Antonia Franco; da coordenadora de Tecnologia Social do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Regina Oliveira; da coordenadora de Extensão do Inpa, Rita Mesquita; e da coordenadora de Tecnologia Social e coordenadora do evento, Denise Gutierrez.

No Workshop serão exploradas as relações entre o desenvolvimento de Tecnologias Sociais (TS) e seu potencial inclusivo para o fortalecimento da cidadania e processos democráticos na Amazônia. Nas palestras serão apresentadas experiências de TS sobre Piscicultura familiar de igapó (Ifam), Castanha na roça (Embrapa), Curso de especialização em TS de saneamento, saúde e ambiente (Ifpa); Escola Itinerante de Agroecologia (Agroec); Escritura Dramática em coautoria compartilhada (UEA); Educação de Jovens e Adultos (EJA) em agroecologia na Terra Indígena Andirá-Marau (Ifam/Maués) e projeto Rede Amazônica de TS (Inpa).

“Os princípios da tecnologia social nos convocam a pensar a ciência para além das atividades de laboratório e da produção de artigos científicos. É preciso que ciência e tecnologia dialoguem com as realidades e necessidades locais, dando respostas efetivas para os problemas regionais”, destacou Gutierrez.

Desde a primeira edição, o evento tem se firmado como referência na região. Trata-se de um fórum de interação entre produtores de tecnologias sociais e interessados – como pesquisadores, estudantes, líderes comunitários e pequenos produtores rurais -, no qual experiências de tecnologia social são apresentadas e discutidas com especialistas.

Inscrições

O evento é gratuito, aberto ao público em geral, e ocorrerá em formato virtual. Os interessados podem se inscrever no link (https://www.even3.com.br/x-workshop-de-tecnologia-social-tecnologia-social-cidadania-e-democracia-na-amazonia-284506/) ou acessar diretamente a transmissão em Youtube @INPAdaAmazonia. Os inscritos com efetiva participação nas atividades receberão uma declaração de oito horas.

Programação  

A conferência de abertura (09/11 | 8h30) será proferida pela professora Luciane Patrício (UFF) que apresentará a experiência da construção de um catálogo de Tecnologia Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nos dois dias haverá Mesas de Debates a partir das 10h30, ambas mediadas por Denise Gutierrez. A primeira discutirá a “Construção de base de dados sobre experiências em Tecnologias Sociais”, com a participação das instituições: Fundação Banco do Brasil (FBB), SDSN – Amazônia e iSocial, que desenvolveram plataformas de registro e socialização de tecnologias sustentáveis sociais.

A segunda Mesa debaterá “Experiências em Pedagogias participativas: Educação, Arte, Cultura e Turismo”, com a participação de Gabriel Verçosa Instituto de Ciência Periférica – ICP), relatando a experiência do Sarau, ciência e arte e outras práticas que implementa e participa; Leonardo Rodrigues e a vivência no Verde Perto e Encontro dos Saberes; e Ruth Oliveira apresentando práticas e estratégias pedagógicas a partir do olhar do turismo sustentável.

O evento conta com o apoio do Programa Tecnologias Sociais Sustentáveis da Amazônia (MCTI/Inpa/MPEG/IDSM) e do projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social (MCTI/CNPq/Inpa).

Saiba Mais

A programação completa está disponível no site do evento. Também é possível acompanhar as novidades nas páginas oficiais no Instagram do Inpa (@inpa_mcti) e do Projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social (@redeamazonica_tecnologiasocial).

TRANSMISSÃO

YouTube/INPAdaAmazonia 

Dia 09/11 | quarta-feira

Link: https://youtu.be/useMzxDnXe4

Dia 10/11 | quinta-feira

Link: https://youtu.be/Xri1bRT7kh0

PUBLICADO POR: INPAWorkshop de Tecnologia Social do Inpa apresenta soluções inovadoras que fortalecem cidadania na Amazônia — Português (Brasil) (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *