SESAI Mais Saúde Indígena realiza ação no Vale do Javari

Ação realizou mais de 1.600 atendimentos em regiões de difícil acesso

Foto: Saúde Indígena SESAI

O SESAI Mais Saúde Indígena realizou uma ação nas Aldeias São Luís, Flores e Fruta Pão, do Polo Base São Luís, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari. A ação ocorreu no período de 13 a 17 de outubro de 2022 e realizou mais de 1.600 atendimentos entre consultas, exames e imunização, além de atividades coletivas. Os procedimentos foram direcionados de acordo com a demanda apresentada no perfil epidemiológico do DSEI.

Foram realizadas atividades com foco na saúde da mulher, da criança, saúde mental, saúde bucal, rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tratamento coletivo para infecções parasitárias em crianças, vacinação, bem como busca ativa para Malária. Durante a ação, a equipe da SESAI montou um laboratório móvel para realização da leitura das lâminas dos exames citológicos, bem como para leitura das lâminas de gota espessa para Malária.

De acordo com a assessora de mobilização política e social do DSEI Vale do Javari, Luzia Pereira Reis, as aldeias assistidas pelo DSEI encontram-se em regiões de difícil acesso, no extremo oeste do Estado do Amazonas, condição que é uma das principais problemáticas para a realização de atendimentos em Atenção Básica em tempo oportuno, por conta das distâncias de uma aldeia para outra. “O Vale do Javari é a segunda maior Terra Indígena demarcada do Brasil, onde vivem cinco povos contatados, sendo dois povos de recente contato. Trata-se da região que concentra o maior número de povos indígenas isolados do mundo. Os indígenas ficam muito gratos com o trabalho realizado pelo DSEI, que garante uma assistência de saúde satisfatória ao mesmo tempo que respeita a cultura e modo de vida de cada povo da terra indígena do Vale do Javari”, diz Luzia.

SESAI Mais Saúde Indígena 

O Projeto SESAI Mais Saúde Indígena tem como objetivo oferecer e apoiar ações de saúde complementares à Atenção Primária e de Atenção Especializada, visando garantir o acesso dos indígenas à integralidade da atenção à saúde, por meios de ações, especialmente, voltadas às populações indígenas que residem em áreas de difícil acesso geográfico ou à rede de serviços especializados do SUS.

O Projeto é um conjunto de ações geridas e executadas de forma integrada entre a SESAI em nível central, DSEI e parceiros públicos e privados (Estados e Municípios, Ministério da Defesa, Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, ONGs Associações e Empresas Sociais), voltados aos indígenas atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS (SASISUS).

PUBLICADO POR: SESAI Mais Saúde Indígena realiza ação no Vale do Javari — Ministério da Saúde (www.gov.br)