Projeto SESAI Mais Saúde Indígena realiza ação no DSEI Yanomami

Foram realizados 535 atendimentos e procedimentos, além de atividades em comemoração ao Dia das Crianças.

Foto: Saúde Indígena SESAI

O Projeto Sesai Mais Saúde Indígena realizou uma ação de saúde no Polo Base Missão Marauiá, do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomani. A missão, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de outubro nas aldeias Bicho Açu, Curuá, Apuí e Tarakuá, teve como foco principal a Saúde da Criança. Foram realizados atendimentos relativos ao acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento, além de atividades em comemoração ao Dia das Crianças.

O projeto também realizou ações de Saúde da Mulher, como consultas de pré-natal, abordagem para diagnóstico e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis e atividades coletivas do Outubro Rosa. Durante a missão foram realizados 535 atendimentos e procedimentos. De acordo com o enfermeiro Denisson Morais, do DSEI Yanomami, a equipe não mediu esforços para chegar até as comunidades, localizadas em áreas remotas de difícil acesso fluvial, com presença de cachoeiras.

“A missão, mesmo com as dificuldades de acesso que enfrentamos, foi realizada com sucesso. Foram atendidos: crianças, idosos, puérperas e gestantes com acompanhamento do pré-natal, durante todo o trajeto Bicho Açu, Curua, Apui e Taracua. Nossa ação também abordou a educação em saúde, com o tema: Outubro Rosa e o cuidado com o câncer de mama e do colo uterino, com palestras ensinando como fazer o autoexame. Participar dessa missão foi muito gratificante e um aprendizado de que precisamos sair do comodismo, ir à luta e desbravar para levar saúde indígena aos lugares mais remotos”, afirmou Denisson.

A equipe contou com uma médica, um enfermeiro e uma técnica de enfermagem. Foram dias de atendimento, entre caminhadas e descidas nas corredeiras, enfrentando a força do rio, o calor escaldante do sol e muita chuva.

Esta foi apenas a primeira etapa do Projeto. A segunda etapa está programada para acontecer no período de 20 de novembro a 03 de dezembro, no Polo Base Maloca Paapiu, e depois de 22 a 29 de novembro no Polo Base Maturacá. A terceira etapa acontecerá entre os dias 11 e 22 de dezembro no Polo Base Surucucu.

PUBLICADO POR: Projeto SESAI Mais Saúde Indígena realiza ação no DSEI Yanomami — Ministério da Saúde (www.gov.br)