Museu Goeldi participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília

Este ano, o Museu leva projetos das áreas de Arqueologia e Linguística Indígena para o evento. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre de 28 de novembro a 04 de dezembro, em Brasília (DF).

Agência Museu Goeldi – Com o objetivo de divulgar um pouco do conhecimento científico feito na Amazônia, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) está participando da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o evento tem como tema deste ano “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” e propõe uma reflexão sobre o processo de Independência do Brasil. Isto é, o desenvolvimento científico do país ao longo da história e qual a relação da Independência com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e das inovações no Brasil. A SNCT acontece no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade em Brasília (DF).

Neste ano, o Museu está apresentando dois projetos da sua Coordenação de Ciências Humanas. Um deles é da área de Arqueologia: o Projeto “Replicando o passado”, que expõe cerâmicas baseadas na coleção arqueológica do MPEG. Já o outro é da área de Linguística, o projeto Dicionários Multimídia de Línguas Indígenas, que conta com um dicionário acessível por computador e um óculos de realidade aumentada, possibilitando que o público conheça mais sobre as línguas indígenas de forma multimídia.

O chefe da Biblioteca Ferreira Penna do Museu Goeldi e membro da equipe presente na SNCT, Rodrigo de Paiva, avalia a participação do MPEG: “O museu participa há anos desse evento, sempre levando questões referentes ao que a instituição produz. Tenho essa honra representar um pouco da instituição, e, em conjunto com demais colegas, levando um pouco das ciências humanas, da arqueologia, da linguística, da realidade virtual (que é uma questão inovadora que estamos levando esse ano)”, ressalta.

Rodrigo também ressalta que o espaço do Museu no evento é essencial para que “todos para além da Amazônia conheçam cada vez mais o que o Museu Goeldi trabalha na região Norte do nosso país”, completa.

Além de Rodrigo, a equipe de expositores do Museu Goeldi é composta por Rayana Alexandra Sousa da Silva, da Coordenação de Museologia (COMUS); Helena Pinto Lima, da Coordenação de Ciências Humanas (COCHS); Brenda Bandeira de Azevedo (COCHS); Douglas da Costa Rodrigues Junior (COCHS); e Matheus Augusto Ribeiro Soares (COCHS).

Dicionários – Fruto de pesquisa linguística do Museu Goeldi, os Dicionários Multimídia de Línguas Indígenas trazem a riqueza das línguas faladas na Amazônia. Isso é feito através de um dicionário digital de línguas, e também por óculos de realidade virtual. Na SNCT, o público também poderá conferir publicações institucionais sobre o tema, fruto das pesquisas do Museu Goeldi. A Coleção Linguística do MPEG é formada por registros audiovisuais de falas, cantos e outras formas de expressão linguística e cultural dos povos indígenas da Amazônia. Atualmente o acervo contém mais de 20.000 itens referente a aproximadamente 80 línguas/etnias indígenas.

Replicando o Passado – Mesclando o desejo de tornar mais acessível o acervo arqueológico das cerâmicas do MPEG e de visibilizar uma tradição de trabalho local, o projeto “Replicando o passado” expõe peças de cerâmicas feitas por artesãos da comunidade oleira de Icoaraci (Belém/PA), reproduzidas a partir das peças arqueológicas do Museu Goeldi. Tradicionalmente, a cerâmica de Icoaraci tem grande reconhecimento pela reprodução de traços das artes indígenas amazônicas, promovendo, além de cultura, fonte de renda de diversas famílias.

Representando a diversidade dos povos amazônicos, a coleção arqueológica do Museu Goeldi é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possui aproximadamente 120 mil objetos (inteiros e fragmentados) e aproximadamente 2 milhões de fragmentos procedentes de diversas regiões da Amazônia.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Com o intuito de valorizar e estreitar os laços da população com as produções nas áreas de ciência, tecnologia e inovação do país, a programação conta com diversos espaços dedicados à exposições realizadas pelas instituições ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Para saber a programação mais detalhada, acesse o site

Texto: Kauanny Cohen / Edição: Uriel Pinho

Serviço

– 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
De 28 de novembro a 4 de dezembro
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília (DF). Entrada franca.
De segunda-feira a sexta-feira de 8h às 18h, na quarta-feira até as 19h, e sábado e domingo de 9h às 18h.

PUBLICADO POR: MUSEU GOELDI    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *