Especialistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico fazem visita técnica à bacia do rio Solimões

O encontro visa fortalecer parceria e iniciar novos projetos entre as instituições e o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)

Processo de vazante extrema no rio Solimões, em Manacapuru. Postada em: SGB CPRM

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês), e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), realizaram visita técnica à bacia do rio Solimões, em Manacapuru (AM). A atividade aconteceu de 19 a 20 de outubro e faz parte da agenda de compromissos que visam fortalecer e iniciar novos projetos entre as três instituições.

Durante a visita, os especialistas conheceram a estação pluviométrica, fluviométrica e telemétrica de coleta de dados hidrometeorológicos, fizeram medição de vazão e coleta de sedimentos, por meio do método pontual. O encontro permitiu a troca de conhecimentos e discussões entre os pesquisadores das metodologias utilizadas, dados obtidos e problemas específicos verificados nas atividades de campo na Amazônia.

Na ocasião, os especialistas puderam observar o fenômeno de vazante extrema que está ocorrendo na bacia do rio Solimões, sendo que a vazão medida na seção totalizou 30.000 metros cúbicos por segundo. O pesquisador em Geociências, André Martinelli, explicou que o processo de vazante vem atingindo níveis próximos às mais extremas vazantes já registradas, sendo essa a sexta maior na série histórica de dados em Manacapuru.

Já no dia 21, os pesquisadores visitaram o escritório do SGB em Manaus para conhecer as estruturas físicas como o centro de instrumentação, almoxarifado, e também o Laboratório de Análises Minerais (Lamin).

O coordenador de operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RNH), da ANA, Flávio José Castro Filho, ressaltou a importância da visita para a capacitação e aprimoramento dos procedimentos de coleta de dados. “Melhorar esses procedimentos fará com que cada vez mais os dados sejam mais confiáveis, tornando possível avaliar e acompanhar os fenômenos naturais com base em dados”, afirmou o especialista.

Participaram da visita os pesquisadores Carlos da Matta, Guilherme Costa, Luana Lisboa, Nailde Andrade, Marcos Barreto, Marcos Almir, Geovani Xavierda – do SGB/CPRM; Brian McCallum, Joel Groten, Travis Knight – do USGS; e Walszon Terllizziei, Flávio Filho, Fernanda de Souza, Tauana dos Santos, Leandro da Silva – da ANA.

Cooperação Celebrado em 2015 por meio de uma Carta de Entendimento, o acordo entre o SGB/CPRM, ANA e USGS é assinado pelas três instituições e prevê o incremento de avanços técnicos na gestão da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). O documento busca promover a capacitação técnica de servidores da parte brasileira e o intercâmbio entre as instituições partícipes.

Carla Moura
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil – CPRM
Ministério de Minas e Energia

VER MAIS EM:

Especialistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico fazem visita técnica à bacia do rio Solimões (cprm.gov.br)  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *