Confúcio Moura defende direitos dos povos originários em Conferência Nacional de Saúde Indígena

Confúcio Moura discursa para dois mil indígenas na conferência organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Foto postada em Mais RO

Nesta sexta-feira (18), o senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator setorial do orçamento da saúde de 2023, disse durante a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI), ser de extrema importância resguardar os direitos básicos dos povos originários e dentre estes, os recursos suficientes à saúde dos índios brasileiros. A 6ª CNSI está sendo realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) e reúne mais de 2 mil representantes dos povos originários de todo o Brasil.

Antes da fala do parlamentar rondoniense, a líder indígena Yssô Truká, da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas no Brasil, ressaltou que o orçamento para a saúde indígena no próximo ano foi reduzido em mais de 60% e pediu apoio ao senador Confúcio Moura.  “Isso em valores, representa R$ 1 bilhão retirado do nosso orçamento. O recurso que a gente tem para trabalhar 2023 é de R$ 610 milhões. Com este recurso estão decretando a morte de todos nós, povos indígenas. Isso é um genocídio no mínimo planejado e o Estado não pode permitir, senador”, apelou a liderança.

Ysso Truka, aproveitou para entregar nas mãos do senador Confúcio Moura uma moção de apelo, com 1966 assinaturas de lideranças indígenas de todo o país, solicitando a reposição devida ao orçamento dos povos originários. “Recorremos à vossa excelência para que o senhor nos ajude a repor esse orçamento, e que a saúde do nosso povo não sofra nenhum tipo de redução, pois o orçamento atual já não responde pelas demandas que temos, portanto pedimos ao senhor juntamente com o Relator-Geral do Orçamento da União essa compreensão”, disse.

ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: MAISRO 

Confúcio Moura defende direitos dos povos originários em Conferência Nacional de Saúde Indígena | Mais RO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *