29/11 – Dia Nacional da Onça-Pintada

Celebramos hoje (29/11) o Dia Nacional da Onça-pintada. A data foi instituída por uma portaria do Ministério do Meio Ambiente e presta homenagem a essa espécie que é símbolo da conservação da biodiversidade nacional. No Instituto Mamirauá pesquisadores realizam o monitoramento de onças por meio de colares de telemetria para obter informações que são importantes para a conservação da espécie.

Foto postada em: Instituto Mamirauá

Conheça algumas curiosidades sobre as onças-pintadas que também foram estudadas no IDSM:

Gigante das Américas

Nas Américas, a onça-pintada reina absoluta como o maior felino da região. A atual distribuição geográfica da espécie se estende do México pela maior parte da América Central e América do Sul, até o Paraguai e o norte da Argentina. Ela é um animal típico do continente americano. Da grande família biológica dos felídeos, a onça é a terceira maior espécie do mundo, atrás apenas do tigre e do leão.

A onça-preta também é uma onça-pintada

As onças-pretas também são onças-pintadas. O melanismo que acontece quando um animal tem uma grande concentração do pigmento chamado melanina na pele, o que dá o tom escuro à pelagem. As onças-pretas são raras e representam cerca de 6% de toda população da espécie. As câmeras noturnas possibilitam enxergar as pintas de uma onça-preta.

Na Amazônia, onças-pintadas vivem no topo das árvores

Durante a época de cheia dos rios, os felinos buscam as partes mais altas das árvores para morar. Todo esse processo se repete anualmente e pode durar até seis meses. Assim, a vida nas matas de várzea da Amazônia faz delas ainda mais diferentes. Por conta do sobe e desce do nível dos rios, as onças dessa região apresentam um comportamento que, dentro da espécie, não é visto em nenhum outro lugar.

Preguiças e macacos guariba estão entre alimentos preferidos na floresta amazônica

A onça-pintada encontra um cardápio farto e variado na Amazônia. Na Reserva Mamirauá, o bicho-preguiça, o macaco guariba e o tamanduá-mirim estão entre os animais mais consumidos pelos felinos. O jacaretinga e o jacaré-açu também entram na lista de espécies predadas por onças-pintadas na região.

As pintas de uma onça são únicas

O conjunto de pintas ou manchas em uma onça-pintada é único. Especialistas em felinos afirmam que a espécie usa essa característica especial para identificar os animais. É como a impressão digital nos dedos dos seres humanos: quando o assunto são as pintas, não existem duas onças iguais.

Onças têm “pintinhas” dentro de cada pinta

Pintas dentro de uma pinta. Assim são as pintas no tronco das onças-pintadas, e essa é uma diferença desse felino para o leopardo, que não tem tal característica. Uma maneira de diferenciar um leopardo de uma onça-pintada é olhando para as manchas nos troncos desses animais: só as onças têm pintas com pintinhas menores dentro.

Na água e nas alturas

Ágeis e com grande destreza, as onças sobem em árvores tanto para descansar como para abrigar-se ou caçar. Elas também são excelentes nadadoras.

Solitárias, mas nem tanto

Onças-pintadas costumam viver sozinhas. Embora sejam animais solitários, a maior parte do tempo, as onças podem ser vistas em grupos no período de reprodução ou no início da vida, quando os filhotes são cuidados pela mãe.

Texto: Augusto Gomes

Fontes:

  • Livro “Jaguar” (Evaristo Eduardo de Miranda & Liana John, Metalivros, 2010).
  • Reportagem “Onça-pintada – A rainha da floresta” (Ciência Hoje das Crianças, nº 251, nov. 2013).
  • Grupo de Pesquisa Ecologia e Conservação de Felinos na Amazônia do Instituto Mamirauá.
  • CUNHA, João. No Dia Nacional da Onça-pintada, conheça dez curiosidades do maior felino das Américas. Instituto Mamirauá, 28 nov. 2018.

PUBLICADO POR: INSTITUTO MAMIRAUÁ   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *