Organizações e parlamentares manifestam apoio ao povo Karipuna e defendem que Comissão acompanhe caso

Em carta, 56 organizações e parlamentares defendem criação de Comissão Parlamentar para averiguar invasões sistemáticas à TI Karipuna e omissão do governo federal

Pedido de socorro

No final de setembro, uma delegação de indígenas da TI Karipuna, com lideranças, crianças e anciões dos povos Karipuna, Piripkura, Kasharari e Uru-Eu-Wau-Wau, foi até Brasília para realizar uma série de audiências, reuniões e denúncias sobre a grave situação que enfrentam em seu território.

Sem respostas do governo federal, as lideranças buscaram apoio de embaixadores e representantes da União Europeia e de 21 países. Os Karipuna pediram a esses países que cobrem do governo brasileiro a proteção de seu território e que imponham barreiras para garantir que os produtos comercializados com o Brasil não sejam oriundos de violações aos direitos humanos e aos povos originários.

“Pedimos apoio para cobrar que o Estado brasileiro cumpra sua função de proteger e fiscalizar nosso território. Já percorremos o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, e nada é feito”, afirma o cacique André Karipuna.

“Por isso, pedimos às autoridades dos outros países que prestem atenção nos produtos que compram do Brasil, e busquem saber de onde vêm esses produtos. Não há mais espaço para cadeias produtivas que destroem a Amazônia e desrespeitam os nossos direitos”, diz a liderança.

ÍNTEGRA DA CARTA DISPONÍVEL EM:  Organizações e parlamentares manifestam apoio ao povo Karipuna e defendem que Comissão acompanhe caso | Cimi 

POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CIMI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *