Operação combate crimes ambientais no Mato Grosso

Lançada, nesta terça-feira, a Operação Abafa Amazônia 2022, promovida pelo governo de Mato Grosso, para combater crimes ambientais, principalmente o uso não autorizado do fogo durante o período de proibição de queimadas em propriedades rurais

A operação terá três ações, até o final do ano, em todo o estado. A primeira foi iniciada hoje na região norte de Mato Grosso. Além do Corpo de Bombeiros, agentes e técnicos da Polícia Militar Ambiental, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, da Força Nacional de Segurança Pública vão assegurar maior aplicação de multas no que se refere ao uso irregular do fogo. Somente este ano, foram aplicadas cerca de R$ 280 milhões em multas.

Segundo o governo mato-grossense, anualmente, entre 1 de julho e 31 de outubro, é proibido atear fogo durante atividades para limpeza e manejo nesse período, levando em consideração o risco de incêndios florestais. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Entre janeiro e junho deste ano, houve um crescimento de 23% nos índices de focos de calor no Mato Grosso quando comparado aos primeiros sete meses do ano passado.

Esse percentual aponta a possibilidade de um regime mais duro de seca com risco ainda mais elevado para grandes incêndios, que podem ser ocasionados justamente pelo uso de queimadas nas propriedades rurais, que após fugirem de controle acabam atingindo também áreas de conservação ambiental e os principais biomas. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A suspensão da autorização de uso do fogo segue vigente até este mês, em todo território nacional, para proteger a vegetação em todos os biomas durante o período de seca.

Pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros, é possível acionar agentes de combate a incêndio em todo o estado do Mato Grosso.’

PUBLICADO POR: Operação combate crimes ambientais no Mato Grosso | Radioagência Nacional (ebc.com.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *