Museu Goeldi participa de Exposição sobre Cientistas da Amazônia

A programação é parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento tem como objetivo divulgar a Ciência brasileira e este ano tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”

Postada em: Museu Goeldi

Agência Museu Goeldi – Entre os dias 15 e 23 de outubro, o público pode visitar a exposição “Cientistas e Instituições da/na Amazônia (1822-2022)” no shopping Bosque Grão Pará, sempre das 10h às 22h. O evento é parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e conta com a participação do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), inserido na programação como uma das instituições que representam a importância da pesquisa científica.

A exposição foi elaborada pelo Prof. Miguel Chaquiam, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e tem o objetivo de mostrar que a ciência pode e deve ser acessível a todos. O público poderá aprender um pouco sobre as instituições de ensino e pesquisa da Amazônia, e conhecer mais sobre cientistas que, com seu trabalho, construíram a história de excelência desses centros de pesquisa.

Lilian Bayma, chefe do Serviço de Arquivo e Memória do MPEG, comenta que o convite para a colaborar com o evento foi feito pelo próprio Prof. Miguel. “A equipe do Arquivo, juntamente com o professor, selecionou algumas fotos de personalidades que contribuíram para a História da Ciência da Amazônia e do Museu Goeldi. Selecionamos Ferreira Penna, Emílio Goeldi, Emília Snethlage, Jacques Huber, Carlos Estevão e Armando Bordalo. E também fomos responsáveis pelos textos de acompanhamento”, explica.

Também foram cedidos pelo serviço de educação do Museu Goeldi, os animais taxidermizados pertencentes a Coleção Didática Emília Snethlage. Além do MPEG, instituições como o Instituto Evandro Chagas (IEC), os colégios Paes de Carvalho, Instituto Lauro Sodré, Gentil Bittencourt e o Instituto de Educação do Pará também compõem a exposição.

No dia 19, uma parte da programação acontece Planetário do Pará, a partir das 15h, com a sessão Tainá-Kan, uma projeção na cúpula voltada ao público infantil. E às 16h15, a sessão será Voyage, voltada a jovens e adultos. Logo em seguida às 17h, no Planetário, Clarissa Santos ministra a oficina “Instituto Evandro Chagas ontem e hoje: ciência e saúde na Amazônia”.

Texto: Kauanny Cohen, com informações da Agência Pará – PUBLICADO POR: MUSEU GOELDI  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *