Na França, indígenas alertam sobre mudanças climáticas na Amazônia e as consequências do desmatamento

MANAUS – Uma delegação de ativistas e comunicadores indígenas brasileiros realiza uma série de manifestações, em Paris, na França, para alertar ao mundo sobre as mudanças climáticas na Amazônia e as consequências do desmatamento.

Samela Sateré-Mawé segurando um cartaz com mensagem sobre a Amazônia (Reprodução) – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM

Em meio às eleições no Brasil – o segundo turno entre o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acontece no dia 30 de outubro deste ano – a comitiva protestou, nesse sábado, 15, contra a destruição da floresta, o aumento do garimpo e o genocídio indígena.

Com um cartaz em mãos escrito a frase, em francês, “atravessei o oceano para avisar da Amazônia”, a ativista indígena amazonense Samela Sateré-Mawé, do povo Sateré-Mawé, de Manaus, é uma das representantes brasileiras em solo europeu. Ela viajou para França ao lado de Tukumã Pataxó, Thaline Karajá, Val Munduruku, e os irmãos Cosmo e Damião de Araujo Braz Kaxinawá, do grupo Txana Huya.

“Estamos fazendo uma série de atividades na Europa, com o intuito de alertar as pessoas quanto as questões que estão acontecendo no nosso bioma Amazônia e o desmatamento no Brasil, e todas as violências com os povos indígenas”, destacou Samela Sateré-Mawé, eleita ativista do ano, em 2021, pelo Prêmio Geração Glamour, da revista Glamour.

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia

ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: Na França, indígenas alertam sobre mudanças climáticas na Amazônia e as consequências do desmatamento – Agência Amazônia (aamazonia.com.br)
Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM – Copyright © AGÊNCIA CENARIUM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *