Comando de Fronteira Solimões e 8° Batalhão de Infantaria de Selva realiza visita a sítio histórico

Comando de Fronteira Solimões e 8° Batalhão de Infantaria de Selva realiza visita a sítio histórico.

Crédito: S Ten Guedes

Tabatinga (AM) – No dia 5 de outubro, o Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Solimões/8° BIS), na pessoa de seu Comandante, o Tenente-Coronel Afonso, acompanhado do Subcomandante do batalhão, Tenente-Coronel Rulk, se valendo da oportunidade da vazante do Rio Solimões provocada pela estiagem na região, reuniram um grupo composto de militares, familiares voluntários e as Jovens Guerreiras do Grupo Beneficente “Forte São Francisco”, formado por esposas e filhas de militares e visitaram o sítio histórico das antigas instalações do “Forte São Francisco Xavier de Tabatinga”.

O Forte foi fundado em 1776 no marco limítrofe entre Brasil e Peru a fim de conter as infiltrações espanholas em Tabatinga e Tefé e permaneceu até 1889. Desse ano até 1910 ficou abandonado, quando foi ocupado novamente, agora com o nome de Contingente Especial de Tabatinga, mas em 1932, a fúria das águas do Solimões destruiu o aquartelamento, devido a erosão de suas margens comprometendo os muros que o guardavam.

Em 1967, foi criado a Colônia Militar de Tabatinga nas atuais instalações do Cmdo Fron Solimões/8° BIS, dando continuidade ao mesmo espírito de ser forte para marcar os limites da Pátria e proteger as nossas fronteiras nesse distante rincão do país.

Fonte: Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva – Comando de Fronteira Solimões e 8° Batalhão de Infantaria de Selva realiza visita a sítio histórico – Noticiário do Exército (eb.mil.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *