Brasil registra 274 línguas indígenas diferentes faladas por 305 etnias

Segundo dados do último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o Brasil registrou à época a existência de 274 línguas indígenas no país, onde vivem 817.963 mil indígenas de 305 diferentes etnias.

Foto: Mário Vilela/Funai

Neste ano esses dados serão atualizados com a realização do Censo 2022, o primeiro desde 2010 apresentando um novo retrato dos indígenas no Brasil e contribuindo para a formulação de políticas públicas em prol dessas populações.

O Censo 2010 revelou também que um total de 37,4% dos indígenas de 5 anos ou mais falavam no domicílio uma língua indígena. O percentual aumenta para 57,3% quando era considerado somente aqueles que viviam dentro das Terras Indígenas. Essa característica confirma o importante papel desempenhado pelas Terras Indígenas frente às possibilidades de permanência das características sócio-culturais e estilos de vida dos indígenas.

Observou-se também um percentual de 17,5% que não falava a língua portuguesa. Esta população, em sua grande maioria, vem enfrentando uma acelerada transformação social, necessitando buscar novas respostas para a sua sobrevivência física e cultural e garantir às próximas gerações melhor qualidade de vida.

Assessoria de Comunicação / FUNAI com informações do IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *