Xamã Davi Kopenawa receberá título de doutor Honoris Causa da UFRR

Por iniciativa e indicação do Programa de Pós-Graduação em sociedade e Fronteiras (PPGSOF), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) entregará no dia 23 de setembro o título de doutor Honoris Causa ao líder e xamã indígena Davi Kopenawa.

Foto postada em: PPGSOF UFRR

A cerimônia será realizada no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), campus Paricarana, e terá condução do reitor José Geraldo Ticianeli. A cerimônia de entrega começará às 17h30 e será aberta a toda a comunidade.

A concessão do título, que é a máxima distinção acadêmica concedida pela UFRR, foi aprovada no dia 5 de agosto pelo Conselho Universitário (CUNI/UFRR) e é resultado da contribuição de Davi Kopenawa à luta pelos direitos indígenas.

Davi Kopenawa, além de xamã e líder político, é também autor do livro A queda do céu – palavras de um Xamã Yanomami, em coautoria com o antropólogo francês Bruce Albert. Atuando também como produtor cultural, Kopenawa participou na criação da ópera Amazonas-music theatre in three parts e coproduziu diversos filmes, como Xapiri (2012), Urihi haromatima pë: curadores da floresta (2014) e A Última floresta (2020), que recebeu o prêmio do público no Festival de Cinema de Berlim em 2021.

PUBLICADO POR: UFRR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Xamã Davi Kopenawa receberá título de doutor Honoris Causa da UFRR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *