Secretário da SESAI realiza visita técnica no DSEI Alto Rio Negro

Objetivo foi realizar uma avaliação geral da situação de saúde dos indígenas da região

Foto postada em: SESAI

O Secretário Especial de Saúde Indígena, Reginaldo Ramos Machado, realizou entre 13 e 14 de setembro, uma visita técnica ao Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Negro, onde se reuniu com lideranças locais. O objetivo é avaliar as condições salutares e de alimentação dos grupos indígenas locais. As informações servirão de insumos para a implementação de melhorias de maneira cada vez mais efetivas. Acompanharam o secretário os técnicos: Renato Alvarez (CGPO), Juliana Brandão (DAPSI), Letícia Lopes e o Marco Aurélio (DEAMB).

A agenda contou com visitas técnicas ao DSEI Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira-AM, à Comunidade de Camarão e Assunção do Içana e à Ilha de Duraka. A comitiva da SESAI se deslocou pelo Rio Negro, realizando a primeira parada na Comunidade Boa Vista e visitou a UBSI local. O secretário também se reuniu com as lideranças locais. Na segunda parada, o Secretário visitou a comunidade Camarão e participou de uma homenagem aos barqueiros. A comitiva encerrou o dia visitando a comunidade Içana, onde o secretário participou de um café com alimentos regionais e conversou com os indígenas.

A avalição da visita foi extremamente positiva. Foi constatado, entre outras coisas, que o DSEI tem reduzido os casos de malária entre os indígenas. As ações contínuas e bem articuladas farão o Distrito cumprir a meta de reduzir em 30% os casos da doença em 2022. Em julho o percentual registrado foi de 21%. Também foi constatado que 91,13% da população tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 95.60% a segunda.

De acordo com o secretário, algumas ações ultrapassaram as metas estabelecidas. “Um exemplo é o objetivo de ter 55% da população indígena com primeira consulta odontológica. Com as ações estabelecidas, constatou-se que o número atingido já está na casa de 67,42%. Já o tratamento odontológico básico em fase de conclusão está em 53.67%, bem próximo à meta estabelecida que é de 58%. Isso é saúde, isso é SESAI, isso é Brasil”, afirmou.

O conselheiro do Polo Base Camarão, Deusimar Morais, destacou a visita do secretário à região como um avanço das relações entre a SESAI e a população indígena local. “Quero agradecer a presença do Governo Federal por meio da visita do secretário da SESAI, Reginaldo Ramos Machado, que veio diretamente de Brasília conhecer realmente as principais dificuldades enfrentadas pela atenção primária nas aldeias indígena. Agora vamos para a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena com bagagem e levando as propostas para serem consolidadas”, afirmou.

FONTE: SESAI – Secretário da SESAI realiza visita técnica no DSEI Alto Rio Negro — Ministério da Saúde (www.gov.br)