Museu do Índio abre inscrições para Chamada de Projetos Culturais

O Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai) localizado no Rio de Janeiro, acaba de tornar pública a Chamada de Projetos Culturais 2022/2023.

Foto: Divulgação/Museu do Índio

A iniciativa visa promover e apoiar projetos de cunho cultural propostos por comunidades indígenas de todo o território nacional em conjunto com as Coordenações Regionais (CRs) da Funai, mediante o apoio técnico e a descentralização de recursos orçamentários do Museu do Índio às unidades da fundação que participam das propostas.

As inscrições permanecem abertas até o dia 7 de outubro, e a divulgação dos resultados vai ocorrer em 24/10/22. Os projetos apresentados devem se enquadrar em um dos dois eixos temáticos:
– Apoio a Produções Culturais e Projetos de Salvaguarda do Patrimônio Cultural; e
– Fomento a Iniciativas Culturais.

Acesse a íntegra do Edital

Chamada de Projetos Culturais

Desde sua primeira edição, em 2011, a Chamada de Projetos Culturais tem o objetivo de fomentar projetos de preservação e fortalecimento do patrimônio cultural indígena, por meio da promoção de atividades e bens culturais de natureza material ou imaterial característicos dessas etnias.

A Chamada de Projetos Culturais foi concebida para apoiar projetos criados pelos próprios indígenas, em parceria com a Coordenação Regional (CR) ou Coordenação Técnica Local (CTL) mais próxima às suas comunidades. Cada projeto deve contar com a anuência da comunidade indígena em questão e com a indicação de ao menos um representante indígena que será responsável por acompanhar a execução do projeto.

Após selecionados, os projetos deverão ser executados de forma colaborativa entre as comunidades indígenas, as unidades descentralizadas da Funai contempladas e o Museu do Índio.

Cronograma das atividades

Inscrições: de 09/09/22 a 07/10/22
Divulgação do resultado: 24/10/2022
Qualificação dos projetos: 25/10/22 a 28/02/23
Previsão de descentralização de recursos às CRs: a partir de 1º/03/23 *
Prestação de contas dos recursos descentralizados: até 30/12/23
Apresentação de Relatório de Projetos Culturais (RPC) pelas CRs: 30/12/23

* conforme disponibilidade orçamentária

Mais informações podem ser obtidas junto ao Serviço de Estudos e Pesquisas do Museu do Índio (SEESP – MI) pelo endereço

Assessoria de Comunicação / FUNAIcom informações do Museu do Índio   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *