Líder indígena Yanomami, David Kopenawa recebe título Doutor Honoris Causa: ‘Enxergaram a minha luta’

BRASÍLIA – O líder indígena Yanomami David Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), recebeu nessa sexta-feira, 23, o título Doutor Honoris Causa, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Na cerimônia, realizada no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), campus Paricarana, Kopenawa agradeceu o reconhecimento pela luta em prol da Amazônia e chamou atenção para a necessidade de preservar a floresta.

David Kopenawa é presidente da Hutukara Associação Yanomami. (Reprodução/ Instagram Dario Kopenawa) – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM

Além de xamã e líder político, Kopenawa também autor do livro “A queda do céu – palavras de um xamã Yanomami”, em coautoria com o antropólogo francês Bruce Albert. A concessão do título, considerada a máxima distinção acadêmica concedida por uma instituição federal, foi aprovada no dia 5 de agosto pelo Conselho Universitário da UFRR.

“Eu fiquei muito emocionado”, iniciou ele. “Vocês enxergaram a minha luta, mas demorou muito, hoje é nosso futuro. Vocês falam que hoje é futuro. Chegou o meu futuro de mostrar para vocês conhecerem quem é Davi, quem é Kopenawa, de onde veio. Davi Kopenawa é filho da Amazônia brasileira, legítimo brasileiro, sangue humano, sangue de saberes grandes que estão aqui no território Yanomami. Então, nós estamos ajudando a proteger [a Amazônia] para não faltar água, floresta, peixe, caça, saúde, língua e costume”.

O agora Doutor Honoris Causa lembrou ainda que a cultura Yanomami está ameaçada. A Terra Indígena (TI) Yanomami é a maior do País e sofre com a invasão de garimpeiros ilegais (estima-se a presença de 20 mil no território), que causam desmatamento, contaminação e mortes dos indígenas.

“Estou defendendo a floresta da Amazônia, a floresta da montanha onde nasce a água. Água é vida, vamos pessoal, vamos cuidar da nossa água. Água é vida. E estou falando de saúde para você olhar, para respeitar o meu povo, respeitar a nossa cultura, nossa língua. Não pode deixar de acabar nossa língua própria, porque é nossa arma para proteger nossa cultura tradicional”, complementou.

O reitor da universidade, José Geraldo Ticianeli, lembrou que o título de doutor cabe não apenas a quem é acadêmico e defendeu uma tese, mas para quem ensina com “exemplos e atitude.” “O título de doutor não é apenas destinado aqueles que defendem uma tese, mas também para aqueles que lecionam, que ensinam. Ensinar não se faz apenas na sala de aula, se faz também ao longo da vida, por meio de exemplos e atitude”, disse.

Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM – Copyright © AGÊNCIA CENARIUM – Líder indígena Yanomami, David Kopenawa recebe título Doutor Honoris Causa: ‘Enxergaram a minha luta’ – Agência Amazônia (aamazonia.com.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *