Festival Militum – A história militar brasileira contada nas lentes da sétima arte

As sessões do Festival ocorrerão no Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (22 e 23/09) e no Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (27 e 28/09)

Após dois anos suspenso em virtude da pandemia de covid-19, o MILITUM – Festival de Cinema de História Militar retoma suas atividades com vigor em 2022, celebrando o Bicentenário da Independência do Brasil. Em sua quarta edição, o Festival Militum recebeu um número recorde de obras inscritas, totalizando 50 filmes, sendo 37 documentários, 08 ficções e 05 animações, provenientes de 11 estados do Brasil (BA, CE, DF, GO, MG, MT, PB, PE, PR, RJ e SP), abrangendo quatro regiões nacionais e totalizando mais de 23 horas de material audiovisual. Destacamos que três obras declararam terem sido produzidas especificamente para participarem do Festival Militum, reforçando nossa proposta de fazer produzir a memória nacional na cinematografia.

Os filmes, produzidos entre 2013 e 2022, trouxeram como tema a Segunda Guerra Mundial, a Força Expedicionária Brasileira e o 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália, a atuação da Polícia Militar do Distrito Federal, a Aviação do Exército Brasileiro, a história da Esquadrilha da Fumaça, a Revolução de 1932, a formação de pilotos de caça na Força Aérea Brasileira, a trajetória do zeppelin K-36, uma história de tradição cultural no uso da pólvora, os fortes e fortalezas históricos que atuaram na defesa do território brasileiro e a atuação do Serviço de Saúde em resposta ao acidente radioativo com césio-137 e no combate à pandemia de covid-19.

De todo esse valioso material, a Comissão Organizadora selecionou 22 obras, também um número recorde, para serem exibidas ao público durante os quatro dias do Festival, concorrendo às premiações concedidas pelo Júri Popular e pelo Júri Oficial, que entregarão aos melhores filmes das diversas categorias o troféu Apollo.

O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), o Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (CEPHiMEx/DPHCEx), a Academia de História Militar Terrestre do Brasil – Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO), a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Direção Central (ANVFEB) e a Sociedade Amigos da Marinha – Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO). Tem ainda o apoio do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), do Portal FEB e do CH Grupo.

Confira o programa detalhado e outras informações em nossa página – https://www.patriafilmes.com/festival-militum-2022 

Festival Militum 2022 (patriafilmes.com)  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: