Diretora do Inpa participa do 1º Fórum Nacional do Consecti e Confap em Porto Velho

A diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a pesquisadora Antonia Franco, participou nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/09) do 1º Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O evento ocorre em Porto Velho (RO), onde o Inpa tem um Núcleo de Apoio à Pesquisa (Napro).

Diretora do Inpa apresenta ações e estrutura do Inpa

Franco fez uma apresentação sobre a atuação, estrutura e organização do Inpa. Referência nos estudos de biologia tropical, a instituição completa neste ano 70 anos de criação e trabalha para gerar conhecimentos que contribuam com a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Esta é a primeira vez que a capital de Rondônia é sede de uma edição do Fórum Nacional Consecti & Confap. O evento reuniu representantes de 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretários Estaduais de CT&I, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de entidades e agências federais de fomento à CT&I.

O MCTI mobilizou uma parte significativa da sua estrutura para o evento, motivado pela oportunidade de conversar com os atores de ciência, tecnologia e inovações da região. Segundo o ministro do MCTI, Paulo Alvim, a Amazônia é uma prioridade para a pasta.

Programas como o Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites (Salas), o Observatório da Torre Alta da Amazônia (Atto), o monitoramento da biodiversidade e o Programa AmazonFACE ganharam destaque na apresentação do secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales.

A edição do Fórum foi uma realização do Consecti e do Confap, em parceria com a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec/RO). O evento teve o apoio institucional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e MCTI.

 Fotos: Hillandia Brandão (Inpa) e Neila Rocha (MCTI)

*Com informações dos sites do MCTI e Confap 

PUBLICADO POR: INPADiretora do Inpa participa do 1º Fórum Nacional do Consecti e Confap em Porto Velho — Português (Brasil) (www.gov.br)