Waimiri Atroari participam de capacitação sobre direitos indígenas, ambientais e territoriais

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promoveu, entre os dias 3 e 6 deste mês, mais uma etapa da ação de extensão “capacitação Programa Waimiri Atroari”, iniciativa que objetiva capacitar representantes desta etnia em várias áreas do conhecimento para atuarem nas escolas das comunidades e em outras atividades na terra indígena.

Foto: UFRR

A atividade foi realizada no Núcleo de Apoio Waimiri Atroari (NAWA), na BR 174, município de Rorainópolis, e marcou a renovação da ação de extensão e retomada dos trabalhos, que haviam sido suspensos por conta da pandemia de Covid-19.

As ações do programa se agregam ao Sistema de Educação Escolarizada diferenciada implantado pelos Waimiri Atroari. Nesta etapa foi ministrado o módulo “Direitos Indígenas, Ambientais e Territoriais”.

A abertura contou com a presença do reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli, e do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Extensão, professor Gilson Souza Costa.

Foto: UFRR

O módulo foi ministrado pelo coordenador da ação de extensão, professor Carlos Cirino, pelo professor substituto do curso de Antropologia da UFRR, José Raimundo Torres dos Santos; e pela professora de Direito Priscilla Camargo Rodrigues, com assistência dos alunos de Antropologia Haroldo Epifânio de Souza e João Antônio Suarez Cavalcante.

No final da solenidade de abertura, a comitiva do reitor e a equipe de capacitação visitaram a comunidade “Mynawa”. Ao todo, foram capacitados 87 Kinja (autodenominação dos Waimiri Atroari).

Entre outros temas, o módulo abordou a noção de direito e Estado Brasileiro, Constituição de 1988 e direitos indígenas, demarcação de terras indígenas, meio ambiente, direito penal e responsabilidade do indígena, crimes ambientais e convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

PUBLICADO POR:  UFRR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *