Com participação da Funai, Operação Guardiões do Bioma combate ilícitos ambientais na Terra Indígena Yanomami

A operação Guardiões do Bioma atuou, entre 5 de julho e 7 de agosto, no combate ao garimpo ilegal e ilícitos ambientais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Com a participação de 12 instituições federais, entre elas a Fundação Nacional do Índio (Funai), a ação teve como resultados a descapitalização de organizações criminosas, a retirada de não indígenas e o impacto na logística de atuação dos infratores.

Foto: Gabriel Chaim

Os trabalhos foram coordenados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). Durante a ação, foram apreendidos 23,9 toneladas de minérios (cassiterita, ouro e mercúrio), 36 aeronaves, 15,6 mil litros de combustíveis e 119 munições. Pelo menos 25 pessoas foram presas e 115 autos de infração foram lavrados. Também foram realizados 712 atendimentos de saúde à população indígena.

A operação contou com a fiscalização de aeródromos, pistas de pouso, aeroportos, pontos de abastecimento e aeronaves; bloqueios fluvial e rodoviário; monitoramento de hectares; inutilização de motores, geradores e esteiras, além de medidas administrativas. Por falta de autorização, três tanques com capacidade para 15 mil litros (vazios) foram interditados e sete pessoas tiveram a habilitação para voar suspensas.

Primeira fase da Operação

As ações repressivas na Terra Indígena Yanomami durante a primeira fase da Operação Guardiões do Bioma em 2021 resultou na apreensão de 89 aeronaves e uma de asa rotativa; dez motores de popa; 17 veículos; dois geradores; nove armas; 17,8 mil litros de combustíveis; 29,8 mil kg de minério; 850 munições; nove embarcações do tipo voadeira, entre outras.

Também houve fiscalização de 182 aeronaves, 87 pistas de pouso e 135 postos de revenda; interdição de 22 postos de combustíveis e 14 aeronaves; inutilização de 4 tratores, 10 balsas, 91 motores, 11 veículos, 22 aeronaves e 88,5 mil litros de combustíveis; suspensão de 15 aeronaves e 34 autos de infração.

Assessoria de Comunicação / FUNAI  / com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *