No Parque do Xingu, etnia Kalapalo realiza ritual sagrado Kuarup

A Coordenação Regional Xingu, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) com sede em Canarana (MT), participou do principal ritual sagrado da etnia Kalapalo realizado no Parque Indígena do Xingu, estado do Mato Grosso.

Kuarup – Mário Vilela/Funai

Servidores da Coordenação Regional Xingu estiveram presentes e apoiaram o ritual Kuarup que aconteceu na Aldeia Aiha entre os dias 5 e 7 de agosto. Cerca de 1,7 mil indígenas participaram do evento, com integrantes das etnias Aweti, Kamayurá, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nafukuá, Waurá e Yawalapiti.

Ritual fúnebre sagrado da cultura xinguana, o Kuarup simboliza a tradição de diversas etnias da região. Durante sua realização, a comunidade ornamenta troncos de madeira que representam cada homenageado falecido nos últimos doze meses. Após serem ornamentados, os troncos são postos no centro do pátio da aldeia. Em torno deles, cada família faz uma homenagem aos entes queridos. A cerimônia é o ponto principal de todo o ritual que marca a despedida aos mortos, encerrando o período de luto.

Luta Huka Huka

No segundo dia do evento, acontece a tradicional luta Huka Huka, em uma competição que reúne os guerreiros indígenas da etnia anfitriã e das etnias convidadas. Antes das lutas entre as duplas oponentes, os indígenas iniciam sua preparação: arranham a própria pele com dentes de um peixe local, passam ervas pelo próprio corpo e fazem pinturas corporais com a tinta natural de jenipapo e urucum. O objetivo da luta é tocar a coxa do adversário ou derrubá-lo, segurando a perna do oponente.

Ao final da série de lutas, cada família dos mortos homenageados recebe os ornamentos que haviam sido colocados em seu respectivo tronco de madeira no dia anterior. Em seguida, os troncos são atirados nas águas do rio Kuluene a fim de libertar a alma dos falecidos para o plano espiritual.

Assessoria de Comunicação / Funai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *