Indígenas das etnias Enawenê-nawê e Rikbaktsa realizam formação de marinheiro fluvial

Cerca de 20 indígenas da etnia Rikbaktsa e outros 17 da etnia Enawenê-nawê participaram do “Curso de Formação de Aquaviários: Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas” na Terra Indígena Erikpatsa, município de Brasnorte (MT). O treinamento foi promovido pela Marinha do Brasil com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso (Seduc).

Foto: Serge Guiraud/Funai

O curso abordou legislação fluvial, primeiros socorros e noções básicas de mecânica de motores. Realizada entre os dias 18 e 22 de julho, a ação beneficiou comunidades indígenas que já possuíam tradicional experiência de navegação na bacia do Rio Juruena. Ambas as etnias contam com exímios barqueiros, cujas atividades passam a estar devidamente regulamentadas de acordo com a lei vigente. A capacitação e habilitação desses indígenas são pré-requisito para a implantação dos Planos de Visitação Turística em desenvolvimento nessas comunidades.

A unidade descentralizada da Funai com sede em Juína (MT) apoiou a realização do curso por meio da atuação de seus servidores no cadastramento dos indígenas e no preparo do espaço das aulas teóricas cedido pela Seduc. As aulas práticas ocorreram nas margens do Rio Juruena com o apoio de barcos e motores cedidos pela Funai. Em breve se dará a entrega dos documentos de habilitação prevista para ocorrer na Aldeia Barranco Vermelho da Terra Indígena Erikpatsa.

Outras ações

Em maio, indígenas das etnias Kalapalo, Kamayurá, Kuikuro, Naruvuto e Matipu haviam participado da “Capacitação de Condutores de Turismo de Pesca Indígena” no Parque do Xingu. A ação foi resultado de uma parceria entre a Coordenação Regional da Funai de Canarana (MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do estado de Rondônia.

Em fevereiro, indígenas da etnia Xavante receberam o curso “Segurança no Trabalho em Máquinas e Implementos Agrícolas” que capacitou 17 moradores da Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande. A capacitação foi uma iniciativa da administração regional do Senar no Mato Grosso, e contou com o apoio da unidade da Funai de Barra do Garças (MT).

Assessoria de Comunicação / FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *