Ibama recebe veículos e equipamentos novos de combate aos incêndios florestais

Quadriciclos e um modelo específico de caminhão serão utilizados pela primeira vez pelos brigadistas do Prevfogo

– Foto: Ibama

Campo Grande (19/08/2022) – O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu equipamentos e veículos novos, que serão utilizados em diversos estados do país. O evento de entrega ocorreu neste mês de agosto, em Corumbá (MS), na região do Pantanal. Entre as novidades, os brigadistas poderão utilizar, pela primeira vez, quadriciclos – que são apropriados para o deslocamento em terrenos sem trilhas ou estradas – bem como caminhões do modelo Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), que são abastecidos com sete mil litros de água em cerca de três minutos.

Com as aquisições, o Prevfogo espera diminuir o tempo de resposta assim que os incêndios florestais forem detectados, além de obter melhor eficiência nas fases de extinção dos incêndios, principalmente com o uso do caminhão ABTF. O evento contou com autoridades do Ibama que puderam dialogar com outras instituições – como Corpo de Bombeiros Militar, Marinha e Exército – sobre as estratégias e ações conjuntas a serem desenvolvidas no período crítico dos incêndios no Pantanal.

Outros equipamentos, como motobombas de alta potência – utilizadas para lançar água nos incêndios – também foram adquiridos. Ao todo, o Prevfogo recebeu sete quadriciclos, seis caminhões ABTF, 57 veículos multitarefa, 62 carretas de transporte e 48 motobombas.

Assessoria de Comunicação do IBAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *