Ibama realiza treinamento com helicópteros para combate a incêndios florestais

Atividade, realizada em julho, teve aulas teóricas, práticas e contou com a utilização inédita do Sling Dragon – importante dispositivo aéreo utilizado como ferramenta para manejo integrado na queima controlada

– Foto: Hermínio Lacerda – Ascom/Ibama

Brasília (01/08/2022) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em julho deste ano, um treinamento de combate a incêndios florestais com o uso de helicópteros. Promovido pela Coordenação de Operações Aéreas (Coaer) do Instituto em conjunto com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) o treinamento contou, ainda, com a participação do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito Federal, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As atividades práticas foram realizadas no Parque Nacional de Brasília.

A iniciativa faz parte da estratégia de preparação do Instituto para a próxima temporada de manejo integrado do fogo e combate às queimadas. Na parte teórica, foram tratados os assuntos relacionados às técnicas e equipamentos utilizados nas operações de carga externa e prevenção e combate aos incêndios florestais. Na prática, os combatentes exercitaram em campo situações como o transporte de carga externa e o combate direto ao fogo com aplicação de helibalde – espécie de caixa d’água transportada por helicóptero até os locais atingidos pelas chamas.

Houve também a utilização, pioneira no Brasil, do dispositivo aéreo de ignição (SlingDragon) que, acoplado à aeronave, é utilizado na técnica de queima controlada. O dispositivo é uma importante ferramenta no manejo integrado do fogo. Os brigadistas do Prevfogo ainda receberam instruções teóricas e práticas de operação com helicópteros.

As estratégias de treinamento da Coaer envolvem comandantes de aeronaves, agentes ambientais federais, operadores aerotáticos, mestre de cargas, brigadistas, dentre outros. A atuação desses diferentes profissionais tem como objetivo a melhoria contínua da segurança e eficiência das operações aéreas desenvolvidas pelo Ibama, que resulta na ampliação da proteção ambiental e da defesa do patrimônio natural brasileiro.

Assessoria de Comunicação Social do IBAMA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *