Exposição do MAST conta com imagens cedidas pelo Museu do Índio

Fotografias do Fundo Comissão Rondon, integrantes do acervo permanente do Museu do Índio (MI), foram cedidas à exposição “Um Mapa para a República”, lançada no dia 05 de agosto pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

A iniciativa evidencia a relação entre astronomia, engenharia e história, fortalecendo a cultura científica e tecnológica no Brasil. A exposição ficará em cartaz no Centro de Visitantes do MAST até 31 de outubro. Veja as imagens clicando aqui.

De acordo com o MAST, a mostra percorre os embates científicos que resultaram na elaboração do mapa do Brasil na República, cuja realização foi um relevante acontecimento científico nacional. Alguns documentos importantes para a história do país são apresentados, entre eles a Carta Geral de 1922, primeiro mapa do Brasil na República criado para comemorar o Centenário da Independência, e uma série de cinco instrumentos do acervo do Clube de Engenharia, ligados à topografia e à cartografia, utilizados para realizar o mapeamento do território nacional.

Além da parceria com o MI, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai), o MAST também realizou um acordo de cooperação com o Clube de Engenharia, que emprestou parte de seu acervo, e também uma parceria com a Fundação Biblioteca Nacional. Já a Carta Geral de 1922 foi emprestada em regime de comodato pelo Museu da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Assessoria de Comunicação / FUNAI   – com informações do Museu do Índio e do MAST 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *