Construções tradicionais da etnia Enawenê-Nawê revelam a riqueza da cultura indígena no Mato Grosso

Os indígenas Enawenê-Nawê habitam a região noroeste do estado de Mato Grosso. Para a construção de suas casas, eles utilizam diferentes materiais como palha de açaí, palha de buriti, cipó e madeira. As aldeias da etnia são compostas pela área residencial, de formato oblongo, com os fundos para caminhos que dão acesso às roças tradicionais e cursos d’água.

Foto: Divulgação/Funai

Um grande pátio circular localiza-se no centro (Wetekokwa = lugar do lado de fora) que define o espaço adequado às reuniões e aos passeios, e opera como o palco das cerimônias e eventos.

A Casa de Ritual ou Casa das Flautas fica localizada na região central do pátio da aldeia e constitui o eixo fundamental, sendo essa a edificação que orienta a disposição das casas residenciais.

Foto: Divulgação/Funai

Toda a estrutura das construções é de madeira retirada e utilizada _ in natura _ sem praticamente nenhum acabamento. Para a fixação das peças umas às outras é utilizado o cipó e toda a vedação (frontal, posterior e lateral) é em palha de buriti, tendo o acabamento na cumeeira com palha de açaí.

Esses materiais conferem à construção isolamento térmico e iluminação. O formato das casas é retangular, o que permite um alongamento na sua dimensão, caso necessário.

Foto: Divulgação/Funai

Assessoria de Comunicação/Funai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *