CIMI lança relatório anual de violência contra os povos indígenas

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) fará o lançamento do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – dados de 2021 nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, às 15h (horário de Brasília).

CIMI lança relatório anual de violência contra os povos indígenas – Postada em: Vatican News

O evento será realizado de modo presencial, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e transmitido pelo canal do Cimi no Youtube.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) fará o lançamento do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – dados de 2021 nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, às 15h (horário de Brasília). A publicação apresenta um retrato das diversas violências e violações que são praticadas contra os povos indígenas em todo o país, organizadas em três capítulos principais e 19 categorias de análise.

A partir de fontes públicas e informações dos regionais do Cimi, de comunidades indígenas e de veículos de imprensa, o levantamento sistematiza dados relacionados a violações contra os direitos territoriais indígenas, como invasões e danos aos seus territórios; violências contra a pessoa, como assassinatos e ameaças; e violações por omissão do poder público, como desassistência nas áreas da saúde e da educação, mortalidade na infância e suicídios.

Nesta edição, anuncia o Conselho Indigenista, “os dados referentes ao ano de 2021 refletem a dura realidade enfrentada pelos povos originários”.

“Os dados registrados pelo presente relatório indicam que as diversas omissões do governo federal, e os muitos conflitos e situações de vulnerabilidade que delas decorrem, tiveram reflexos graves para toda a população indígena do país. O ano de 2021 foi marcado pela grande quantidade de vidas indígenas perdidas”, analisam Lucia Helena Rangel e Roberto Antonio Liebgott, organizadores do Relatório, na introdução da publicação.

Segundo eles, “as invasões possessórias assumiram, neste ano, contornos dramáticos pela intensidade, continuidade, quantidade e pela imposição da força e da violência contra as comunidades dentro de seus próprios territórios”.

O lançamento contará com a presença de lideranças indígenas e representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre os confirmados: o arcebispo de Porto Velho (RO) e presidente do Cimi, dom Roque Paloschi; o secretário executivo do Cimi, Antônio Eduardo Cerqueira de Oliveira; e os organizadores do relatório, Lucia Helena Rangel e Roberto Antonio Liebgott. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, enviará mensagem em vídeo para o evento.

Fonte: CNBB – Capa: Arte de Marina Oliveira/Cimi e Foto de Giulianne Martins/ComTxae

PUBLICADO POR:   VATICAN NEWS 

NOTA – A equipe do EcoAmazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *