Com apoio da Funai, Polícia Federal retira invasores de Terra Indígena no Pará

Com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), a Polícia Federal retirou madeireiros, pecuaristas e grileiros que ocupavam a Terra Indígena Trincheira Bacajá, localizada no sudoeste paraense, na região do município de São Felix do Xingu. A operação foi mais um desdobramento do “Plano de Ações das Sete Terras Indígenas”.

Terra Indígena Trincheira-Bacajá, do povo Xikrin, enfrenta invasões de madeireiros e grileiros (foto: Helena Palmquist/Ascom/MPF-PA)

A ação de desintrusão ocorreu no último dia 24 de julho no sul da Terra Indígena e contou ainda com a participação da Força Nacional, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará)

Nessa primeira fase da Operação, os acessos à Terra Indígena foram fechados, e os ocupantes que insistiam em permanecer em seu interior foram identificados e retirados da área. Bens e construções deixados foram destruídos ou desmobilizados. Na segunda fase, iniciada no dia 8 de agosto, a Polícia Federal e a Adepará passaram a localizar e retirar o gado da Terra Indígena.

Assessoria de Comunicação / FUNAI – Com informações da Polícia Federal – Publicado em 19/08/2022 12h36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *