Suframa prestigia abertura da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022

Evento foi aberto nesta quinta-feira (30) com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e visa à consolidação dos polos de Bioeconomia e Tecnologias da Informação e Comunicação na região.

Com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, foi aberta nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções Vasco Vasques, a ExpoAmazônia Bio&TIC 2022. Ao longo dos próximos três dias, representantes de startups, institutos tecnológicos e empresas, bem como especialistas de órgãos públicos e privados, estarão reunidos com a finalidade de promover discussões, apresentações e atividades de fomento aos polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região.

Postada em: SUFRAMA

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, também esteve entre as autoridades que prestigiaram a abertura da exposição. Em seu pronunciamento, Polsin destacou, inicialmente, que o Polo Industrial de Manaus (PIM) – com faturamento recorde de R$ 158 bilhões em 2020 e empregabilidade acima de 100 mil trabalhadores diretos – ainda é a fortaleza do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), mas que a ZFM não se restringe a Manaus e às suas indústrias. “Temos que espraiar mais as riquezas para toda a área de atuação da Suframa e também reduzir a dependência do PIM, fomentando outros vetores econômicos. Sem dúvidas, o nosso pensamento vai inteiramente ao encontro da proposta da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022”, afirmou Polsin.

O superintendente também citou diversas ações da Suframa que estão em andamento visando à consolidação dos polos de bioeconomia e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região, incluindo o recente lançamento do edital de gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA); o processo licitatório para concessão de lotes no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS); as mudanças em marcos legais para incentivar processos de industrialização com matérias-primas regionais; o envolvimento institucional nos projetos de implantação do BioDistrito Agroindustrial de Rio Preto da Eva (BioDarpe) e da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira; a atração de novos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) para a região e o aumento das instituições cadastradas junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda); e as colaborações diretas em projetos de fomento aos polos de mineração, fertilizantes, óleo e gás e à disseminação da tecnologia 5G e da bioeconomia na região, entre outras.

“São várias ações que estão em curso e que esperamos que tragam impactos positivos o mais breve possível para toda a Amazônia. A Suframa está atuando fortemente como integradora das ações dos diversos atores e parceiros na busca pela consolidação do desenvolvimento socioeconômico e sustentável da nossa região. Contem com a Suframa nessa missão e parabéns a todos os atores envolvidos na organização deste evento tão relevante”, complementou Polsin.

A Suframa participa da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 com três estandes, nos quais servidores da Autarquia se revezam no atendimento aos interessados com o intuito de divulgar informações sobre projetos que visam à consolidação dos polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação na Amazônia Ocidental e Amapá.

Programação
Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a programação da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 conta com exposições e diversas palestras e apresentações associadas às agendas técnicas das Trilhas de Conhecimento, promovendo debates e intercâmbios entre atores locais, nacionais e internacionais.

No total, são previstas a realização de aproximadamente dez trilhas sobre temas como “Oportunidades de Mercado”, “Zona Franca Verde”, “Posicionamento, Conhecimento e Inovação Amazônica”, “Bioeconomia: comunidade, tecnologias e agregação de valor”, “Tecnologias Disruptivas”, “Carreiras do Milênio”, “Indústria 4.0”, “Empreendedorismo e ESG”, “e-Gov e Pesquisa Científica”, “Fomentos e Investimentos para Inovação” e “Zona Franca Digital”.

Para mais informações sobre a grade de apresentações e sobre inscrições, pode-se acessar o link expoamazonia.com.

PUBLICADO POR:  SUFRAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *